Menu

Cemig desenvolve primeira subestação móvel a óleo vegetal

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
Desenvolvida pela Cemig em parceria com a empresa ABB, a primeira subestação móvel do mundo, totalmente isolada a óleo vegetal, vai atender emergências e reparos com maior agilidade. O equipamento com capacidade de 138 kV tem o dobro da potência do modelo tradicional.Com 15 MVA é suficiente para atender a uma população de aproximadamente 50 mil habitantes.

O óleo vegetal apresenta alto desempenho elétrico e térmico, além de ser totalmente biodegradável e não conter produtos que possam afetar o meio ambiente. “Essas características garantem à subestação móvel maior vida útil, mais segurança no atendimento aos clientes e menor risco para o sistema elétrico”, destaca Alexandre Bueno, superintendente de Coordenação e Gestão da Engenharia da Operação, da Manutenção, do Serviço de Campo e Ambiental da Distribuição.

A subestação é uma unidade do sistema elétrico destinada, principalmente, à redução dos níveis de tensão para o atendimento aos consumidores. No caso da subestação móvel, os equipamentos são montados sobre uma carreta, com a finalidade de prover atendimentos emergenciais, manutenções programadas e aumento de demanda de energia elétrica nas subestações existentes.

Em uma emergência nas subestações convencionais, a móvel será deslocada até o ponto de falha, permitindo reduzir o tempo de normalização do fornecimento da energia para os milhares de consumidores ligados à subestação defeituosa, explica Alexandre Bueno.

Desde o final da década de 90, a Cemig vem estudando a aplicação do óleo vegetal em transformadores. Em 2003, foram testados em seu laboratório os primeiros equipamentos. A aplicação do óleo vegetal evoluiu para os transformadores de 138 kV, contribuindo para que, em 2006, fosse instalado o primeiro transformador do mundo 100% a óleo vegetal, em uma subestação da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
    

AGÊNCIA MINAS


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos