Menu

Sub-bacias do São Francisco recebem obras de revitalização

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
As práticas de conservação de solo e água vêm se consolidando como ações eficazes para aumentar a oferta e a qualidade da água. A construção de bacias para captar água das chuvas (barraginhas), a implantação de terraços, também conhecidos como curvas de nível, e a readequação das estradas vicinais que cortam o meio rural diminuem a erosão do solo e o assoreamento dos cursos d’água. Combinadas, as técnicas retêm as enxurradas, evitam o arrasto de solo superficial para o leito dos rios e contribuem para a infiltração da água no terreno, alimentando minas e nascentes pelos lençóis subterrâneos.

 
Essas ações estão sendo implementadas, desde2006, pela Fundação Rural Mineira (Ruralminas), nas Sub-bacias Hidrográficas Formadoras dos Afluentes Mineiros do Rio São Francisco. Os trabalhos vêm sendo executados com recursos repassados por convênios firmados entre o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA) e a Ruralminas; entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) (neste convênio, os órgãos executores são Ruralminas e a Emater-MG), e outro firmado diretamente entre a Ruralminas e a Codevasf.

Segundo o presidente da Ruralminas, Paulo Bregunci, ao todo serão repassados pela União cerca de R$ 52 milhões, com a contrapartida do Estado de aproximadamente R$ 6 milhões, para a execução das obras em 217 municípios na área mineira da bacia até o ano de 2010. A previsão é de que sejam construídas aproximadamente 61 mil bacias de captação, readequados 1.134 km de estradas vicinais; implantados 2.124 km de cercas para proteção de nascentes e recuperação de áreas de topo e ciliares (vegetação às margens dos rios) e feitos 11.947 km de terraceamento. Em alguns terraços, serão construídas bacias de captação em suas extremidades.

As ações de revitalização já estão sendo executadas em 40 municípios. Em 15 municípios, os projetos já foram concluídos. O município de Baldim foi o primeiro beneficiado com as ações do projeto. A cidade está inserida na região do Médio Rio das Velhas, um dos principais afluentes do São Francisco, e o maior em extensão. As ações foram executadas na sub-bacia do Córrego Grande ou Trindade. O córrego já apresentava assoreamento elevado, com a redução do volume de água.

 

AGÊNCIA MINAS



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos