Menu

Minas Gerais terá 15 destinos turísticos indutores em 2009

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) fará, a partir de 2009, mapeamento em 10 municípios mineiros para que os mesmos se tornem indutores do desenvolvimento turístico regional. O objetivo é tornar estes destinos referência para atração do turista nacional, possibilitando também, a distribuição do fluxo de visitação para outros municípios localizados em seu entorno. Serão analisados como destinos turísticos indutores de Minas Gerais os municípios de São Lourenço, Caxambu, Camanducaia, Extrema, Capitólio, Alfenas, Formiga, Araxá, Poços de Caldas e Santana do Riacho.

O estudo irá medir o grau de competitividade dos destinos, avaliando dimensões como acesso, infra-estrutura geral, infra-estrutura turística, meio-ambiente, atividade econômica, cultura, marketing e promoção, atratividade e capacidade empresarial, dentre outros itens. O propósito da Setur é fazer com que todos os destinos envolvidos tenham padrão de qualidade nos quesitos a serem avaliados e melhorados, através de esforços dos poderes públicos municipal, estadual, federal e de parcerias com a iniciativa privada.

 

Destinos indutores - Santana do Riacho é portão de entrada para o Parque Nacional da Serra do Cipó, um verdadeiro paraíso natural. Passeios imperdíveis são a visita à Cachoeira Grande e andar em um caiaque nas águas do Rio Cipó.

No município de Extrema, no Sul do Estado, há nascentes e riachos nas encostas da Serra da Mantiqueira, além de inscrições rupestres nas pedras da região. A cidade é muito procurada para ecoturismo e esportes de aventura, especialmente para a prática do rafting. Vale conhecer a Pedra do Cume, uma das mais famosas atrações do município, localizada a mais de 1.780 metros de altura.

Monte Verde, em Camanducaia, localizado na Serra da Mantiqueira, possui temperatura muito baixa (característica da região) que, aliada ao casario em estilo europeu, encanta pelas paisagens incríveis. Trilhas leves e bem demarcadas levam aos picos mais altos da região. A trilha da Pedra Chapéu do Bispo é um ótimo programa para toda a família. Outra opção é a trilha da Pedra Partida, que leva ao cume da Serra da Mantiqueira. Um dos cartões-postais de Monte Verde é o famoso Mirante, de onde se tem uma vista panorâmica de toda a vila, com as montanhas ao fundo.

 

Da redação



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos