Menu

Escola de Saúde treina profissionais do Farmácia de Minas

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
Treinar farmacêuticos de municípios e Gerências Regionais de Saúde (GRSs) na utilização do novo sistema de gestão da assistência farmacêutica é o objetivo do treinamento do Sistema Integrado de Gerenciamento de Assistência Farmacêutica (SiGAF), que está acontecendo na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), de 19 a 23 e 26 a 30 de janeiro, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A responsável-técnica da ESP-MG pela capacitação, Luciana Saturnino, enfatiza a relevância da parceria entre as instituições. "Como o objetivo é capacitar os farmacêuticos para o uso do SiGAF, tanto no programa Farmácia de Minas quanto nos municípios e GRSs, a parceria entre a ESP-MG e a SES é estratégica, já que a Secretaria adotou o sistema e necessita de treinamento. Assim, estamos trabalhando, em paralelo, a capacitação", afirma.

O coordenador de treinamento do curso do SiGAF, Cristiano Soares de Moura, ressalta a importância do sistema. “O SiGAF possibilita otimizar a gestão no município em etapas como programação, aquisição e dispensação de medicamentos para o usuário do sistema de saúde”, explica. Segundo o coordenador, o novo sistema é fundamental para os objetivos da SES pois "proporcionará suporte para os municípios na assistência farmacêutica”.

Farmácia de Minas - O programa Farmácia de Minas visa garantir o acesso de medicamentos da atenção primária. As unidades da Rede Farmácia de Minas dispensam gratuitamente à população medicamentos para atenção primária, vinculados à prestação de serviços farmacêuticos, possibilitando integração maior com os outros serviços de saúde oferecidos no município e nas regiões de saúde do Estado. Em relação aos medicamentos de alto custo, a SES prevê a reestruturação das farmácias situadas nas Gerências Regionais de Saúde, locais de dispensação desses medicamentos, vinculada à qualificação do serviço por meio da implantação do SiGAF - medicamentos de alto custo e a humanização das farmácias existentes.
 
AGÊNCIA MINAS


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos