Menu

Governo lança perfil da economia mineral de Minas

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-

Principal estado minerador do Brasil, Minas Gerais conta, a partir de agora, com uma ferramenta de consulta sobre sua produção mineral, nos âmbitos municipal e estadual. Trata-se do “Perfil da Economia Mineral do Estado de Minas Gerais”, disponível também em versão digital, que acaba de ser lançado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP).

O trabalho reúne os números do setor mineral de Minas referentes ao período de 2001 a 2005 com base nos dados disponibilizados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, resultados de relatórios anuais de lavra fornecidos pelas empresas do setor.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães, a pesquisa abrange informações sobre 155 diferentes substâncias minerais, reunidas em 47 grupos e deve se tornar uma publicação periódica. “O objetivo é contribuir para o planejamento dos setores público e privado, além de propiciar maior visibilidade ao setor”, afirma o secretário.


Papel fundamental

A atividade mineradora tem um papel fundamental na economia de Minas Gerais e se confunde com a própria formação histórica do Estado, dando-lhe nome e identidade. O setor tem sido desde sempre um fator de desenvolvimento, com interferências diretas nas transformações sociais e culturais, no cotidiano e nos costumes das populações mineiras onde a atividade prosperou.


AGÊNCIA MINAS



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos