Menu

Deputados aprovam fim do voto secreto na Assembleia Legislativa

O fim do voto secreto foi aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ALMG, na manhã desta terça-feira, 9, e foi instaurado o voto nominal que requer a identificação dos parlamentares. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2011, foi aprovada por unanimidade pelos 59 deputados presentes.

De acordo com o presidente da casa, Dinis Pinheiro (PSDB), este é um "momento histórico" e que "altera sobremaneira a mentalidade do parlamento". A aprovação ocorreu em reunião extraordinária depois que a votação da segunda-feira, 8, foi adiada por falta de quórum.

Assembleia Legislativa de Minas Gerais / Foto: ALMGAssembleia Legislativa de Minas Gerais / Foto: ALMG

Com a aprovação os deputados passam a ter que se identificar por meio da digital. O voto vai ser exposto em um painel eletrônico, e cassações de mandato e vetos do governador a propostas de lei, entre outras votações, terão que ser decididas nominalmente, com a identificação dos votos contra e a favor.

A PEC aprovada segue para a Comissão de Redação Final e, ao fim da etapa, o prazo é de até cinco dias úteis para promulgação da proposta pela Mesa Diretora. A expectativa é de que o fim do voto secreto esteja em vigor no dia 1º de agosto.

 

Com informações G1.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos