Menu

Mineirão recebe inspeção da FIFA e COL para a Copa do Mundo

O Mineirão recebeu a última inspeção operacional da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) antes da Copa do Mundo de 2014, nesta terça-feira (21). Uma comitiva com cerca de 50 integrantes das duas entidades, acompanhada de representantes da Coordenadoria Especial da Copa da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes), esteve no local para inspecionar oito áreas do estádio: competições, protocolo, bilheteria e sinalização, marketing, mídia e TV, tecnologia, serviços ao espectador (alimentação, limpeza e voluntários) e vila de hospitalidade.

Foto: Lúcia Sebe/Imprensa MGFoto: Lúcia Sebe/Imprensa MG

Em março de 2013, o Mineirão recebeu a mesma inspeção, porém visando à Copa das Confederações. Para a Copa do Mundo, o secretário Tiago Lacerda exemplificou algumas das adaptações que serão feitas no estádio. “No ano passado, tivemos um Centro de Mídia que comportava 400 jornalistas, no Mundial teremos 600 estações. Em relação à tribuna de imprensa, vamos quase que quadruplicar o número de posições para os jornalistas durante a Copa. É um trabalho técnico que vai acompanhar diversas áreas, como áreas de hospitalidade, VIP, transporte, credenciamento, centro de voluntários, mídia, TI, telecomunicações. É um trabalho importante de refinamento em estrita cooperação entre o COL, a FIFA e o governo de Minas”, concluiu.

De acordo com o gerente do COL, Tiago Paes, apenas algumas adaptações devem ser feitas no estádio, já que o Mineirão está em funcionamento desde fevereiro de 2013 e foi palco da conquista do Campeonato Mineiro, da Libertadores, pelo Atlético, e do Campeonato Brasileiro, pelo Cruzeiro. Além disso, o Gigante da Pampulha recebeu com êxito a semifinal da Copa das Confederações e quatro shows internacionais.

“É sempre uma alegria muito grande voltar aqui no Mineirão. A gente vem acompanhando o estádio desde a sua inauguração e o grande número de jogos aqui nos dá uma tranquilidade e uma confiança muito grande em saber que o estádio funciona. Não há grandes ajustes a serem feitos, apenas as adaptações e evoluções que a Copa do Mundo exige. É uma visita muito tranquila, simplesmente de evolução natural do nosso planejamento”, explicou.

O chefe de Departamento de Operações da FIFA, Chirs Unger, lembrou que duas seleções campeãs mundiais, Argentina e Inglaterra, vão jogar no Mineirão, e enfatizou que não pode haver qualquer falha na Copa do Mundo. “Vamos ter duas equipes campeãs-mundiais que vão jogar aqui na Copa e as expectativa são muito altas em relação às duas equipes. Na Copa das Confederações, testamos o estádio e os nossos planejamentos operacionais, mas a Copa do Mundo é um evento muito maior, então não há desculpa. Vamos fazer alguns ajustes para que tenhamos de fato uma Copa muito bem-sucedida aqui em BH”, concluiu.

Palco da Copa em BH

O Mineirão receberá seis jogos da Copa do Mundo da FIFA de 2014, sendo quatro na primeira fase. O primeiro duelo no Gigante da Pampulha será entre Colômbia e Grécia, pelo Grupo C, no dia 14 de junho. No dia 17, Bélgica e Argélia jogam pelo Grupo H. Já as seleções da Argentina, de Lionel Messi, e Irã, sorteadas no Grupo F, se encaram no dia 21. O confronto pelo Grupo D, no dia 24, entre Costa Rica e a tradicional Inglaterra, que já participou de 14 edições da Copa e foi campeã em 1966, marca o último jogo da fase de grupos no Gigante da Pampulha. Estas quatro partidas acontecerão às 13h. O Mineirão receberá ainda o duelo das oitavas de final, no dia 28, e a semifinal da Copa do Mundo, no dia 8 de julho, às 17h. O jogo de abertura será entre Brasil e Croácia, no Itaquerão, em São Paulo, no dia 12 de junho, às 17h.

Na Copa de 2014, Minas Gerais será também o palco de craques internacionais. Eleito quatro vezes consecutivas Bola de Ouro da FIFA (2009, 2010, 2011 e 2012), Lionel Messi encabeça a lista de jogadores que irão desfilar todo seu talento nos gramados do Mineirão. Além do craque, nomes como Falcao García, Kompany, Suárez, Hazard, Rooney, Gerrard e Lampard irão pisar no gramado do Gigante da Pampulha. Além de hospedar a Argentina e o Chile, Minas Gerais será a casa do Uruguai, cabeça de chave do Grupo D, em Sete Lagoas. Com isso, a lista de craques aumenta ainda mais, já que a Celeste conta com a habilidade dos atacantes Luis Suárez e Edinson Cavani.

Ascom Minas Copa



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos