Menu

Horário de verão resulta em economia 6% maior que ano passado

A 43ª edição do Horário de Verão termina a zero hora do próximo domingo, 16, quando os relógios das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste devem ser atrasados em uma hora. Nos 119 dias de vigência da medida, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig verificou, em sua área de concessão, uma redução diária da demanda máxima de 4,0%, o que equivale a 340 MW, valor 6% superior ao ano passado.

Horário de verão termina às 00h de domingo / Foto: Juliana NunesHorário de verão termina às 00h de domingo / Foto: Juliana Nunes

Essa energia é suficiente para atender uma demanda de ponta de uma cidade de 750 mil habitantes, equivalente à soma das cidades de Juiz de Fora e Sete Lagoas (MG). Além disso, com relação ao consumo de energia, foi obtida uma economia de 0,5%, que representa 35 MWmédios ou cerca de 100.000 MWh, durante todo o período do Horário de Verão. Essa economia é suficiente para abastecer Belo Horizonte durante oito dias.

De acordo com o engenheiro de planejamento do sistema elétrico Wilson Fernandes Lage, da Cemig, o objetivo do Horário de Verão é reduzir a demanda de energia no País, principalmente no horário de pico, que vai das 18h às 22h. Nesse período, a iluminação pública é ativada e as famílias retornam para casa, aumentando assim o consumo de energia elétrica com a utilização de eletroeletrônicos, chuveiros e demais aparelhos.

“Para os consumidores residenciais e comerciais, a economia é percebida na menor utilização da iluminação artificial. Eles poderiam ter um consumo de até 5% a mais na fatura mensal de energia, caso não houvesse o Horário de Verão”, afirma o engenheiro.

Desde 2008, por meio do Decreto 6.558, foram fixadas datas para seu início e término: definiu-se que, todos os anos, a medida entra em vigor sempre à zero hora do terceiro domingo de outubro e se estende ao terceiro domingo de fevereiro. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do Horário de Verão e o carnaval, o encerramento ocorre no fim de semana seguinte.

Ascom Cemig



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos