Menu

Funed promove seminário de alinhamento para Copa do Mundo

Às vésperas da Copa do Mundo da Fifa, servidores de todas as diretorias da Fundação Ezequiel Dias (Funed) participaram na segunda-feira, 28, de um seminário interno de alinhamento final para a atuação durante o evento. A Funed será o laboratório referência em casos de análises de materiais suspeitos de contaminação química e/ou biológica durante a Copa.

Foto: funed.mg.gov.brFoto: funed.mg.gov.br

Durante o encontro, a chefe do Serviço de Análises e Produção de Produtos Biológicos e do Grupo de Proteção da Funed, Adriane Zacarias Nunes, destacou os desafios que Belo Horizonte irá enfrentar em breve. Sendo uma das doze cidades sede, os principais riscos são a transmissão de doenças entre turistas de países diferentes, aglomeração de pessoas e mobilidade comprometida, fatores que podem facilitar eventuais acidentes.

Houve ainda uma retomada das atividades que a instituição já desenvolve desde 2009 neste sentido, e da experiência durante a Copa das Confederações em 2013. Um dos destaques em nível nacional foram os Treinamentos para Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, área em que a Funed é referência de análise e resposta.

Em sua fala, a ministrante reforçou ainda que a Copa do Mundo deixará um legado permanente. “Além do incentivo financeiro que recebemos para esta preparação, que possibilitou a aquisição de tecnologia de ponta, como o novo detector biológico, este período de preparação nos permitiu aperfeiçoar muitos procedimentos de rotina. Também construímos parcerias permanentes com o Exército, Polícia Militar e outras instituições que são de extremo interesse da Funed, com total benefício para a sociedade” explicou Adriane.

Além da capital, que é a cidade sede dos jogos e residência temporária da equipe do Chile, a Funed terá também como foco de atuação Vespasiano e Sete Lagoas, cidades onde ficarão respectivamente as seleções da Argentina e Uruguai.

Segurança Institucional também foi reforçada

Paralelamente às preparações para os eventos de massa, como os jogos e Fan Fest da Fifa, a Funed se preocupou também em garantir a segurança institucional, após recomendação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante uma visita feita à instituição em 2012. Ações internas foram imediatamente propostas e vêm sendo executadas desde então. Para o chefe do Setor de Segurança, Neilon Silva, a instituição está preparada. “Nós ampliamos consideravelmente o nível de segurança na Funed. Durante a Copa, faremos monitoramento nas confrontações e na rua, através de câmeras e dos vigias institucionais, que receberam treinamento específico. Além disso, fizemos um trabalho em parceria com o Exército para resposta em caso de invasão das imediações da Funed. Estamos preparados para esta missão” afirma o chefe da segurança.

Agência Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos