Menu

UFMG deixa de pagar conta de água e luz para garantir projetos de pesquisa

Divulgada nesta quinta-feira, 5, através de nota, a Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, precisou suspender os pagamentos de conta de água e luz para garantir os projetos de pesquisa da instituição. A medida se deu após o decreto do Governo Federal de reduzir o valor disponível para a Universidade neste ano.

Reitor diz ter cortado os gastos com o setor terceirizado / Foto: Divulgação Reitor diz ter cortado os gastos com o setor terceirizado / Foto: Divulgação

O reitor Jaime Arturo Ramirez explica que a restrição do Governo significa cerca de 33% da verba da instituição, redução que representa aproximadamente R$30 milhões no orçamento da instituição. Ainda em dezembro de 2014 a situação se agravou ainda mais, quando não houve redução no repasse de recursos destinados à Universidade.

Para conseguir arcar com seus compromissos, a Universidade ainda reduziu gastos com o quadro de funcionários terceirizados, como vigilantes. O reitor recorrerá ao Governo para o comprimento da Lei Orçamentária de 2015, em que a educação seja fator de prioridade.

O Ministério da Educação, MEC, esclareceu que "as universidades federais têm autonomia para gerir seus recursos". Enquanto o orçamento deste ano não for aprovado, as instituições federais de ensino vão receber 1/18 do orçamento de custeio. Ainda segundo o MEC estão previstos repasses de R$9,5 bilhões para o setor no decorrer do ano.


Com Notícias R7



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos