Menu

Pesquisador da Epamig é premiado em concurso da Embrapa

O pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) Antônio Alves Pereira é um dos vencedores do Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2009, instituído pela Embrapa como reconhecimento pelos trabalhos que contribuem para o desenvolvimento agrícola nacional. Nesta 31ª edição, o prêmio teve como tema “Melhoramento genético para o sucesso no Agronegócio” e contou com 30 participantes inscritos de todo o país. Antônio Pereira foi premiado pelo trabalho realizado sobre melhoramento genético do cafeeiro.

Além do pesquisador da Epamig, foi premiado o pesquisador da Embrapa Meio Norte, Francisco Rodrigues Freire Filho, que apresentou pesquisa realizada com feijão-caupi. Entre os pontos levados em conta na seleção dos vencedores, a comissão julgadora destacou o desenvolvimento de cultivares e sua adoção pelo agronegócio. Além disso, foi observada a contribuição dos pesquisadores na formação de outros profissionais da área, o trabalho desempenhado em rede e a produção científica.

Vida dedicada à pesquisa

Formado engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Antônio Pereira iniciou as atividades em pesquisa agropecuária em 1972, no antigo Programa Integrado de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), hoje Epamig. Integrante da equipe do Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro, o pesquisador possui vasta experiência no assunto e vem contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento de novas cultivares resistentes à ferrugem. Atualmente, oito cultivares de café arábica resistentes à doença estão registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O pesquisador coordenou a implantação do Banco Ativo de Germoplasma de Café (Coffea spp.) do Estado de Minas Gerais, na Fazenda Experimental da Epamig no município de Patrocínio, região do Alto Paranaíba, considerado um dos projetos de maior relevância para a cafeicultura brasileira e mesmo mundial. As principais linhas de pesquisa desenvolvidas atualmente pelo pesquisador incluem, ainda, a obtenção de cafeeiros com resistência aos nematóides das galhas e ao bicho-mineiro, focado na qualidade de bebida, com ênfase na obtenção de cafés com características diferenciadas; e ampliação, manutenção e caracterização de acessos do Banco de Germoplasma de Coffea spp.

Para o presidente da Epamig, Baldonedo Napoleão, “esse prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho que os pesquisadores vêm fazendo ao longo dos 35 anos da Eempresa, dentre eles, sem dúvida nenhuma, merece destaque o trabalho do pesquisador Antônio Alves Pereira, que dedicou sua vida às pesquisas do café”, avaliou Baldonedo.

Premiação será este mês

Instituído em 1974, o Prêmio Frederico de Menezes da Veiga é concedido anualmente àqueles que, no campo da pesquisa agropecuária, tenham se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor ou trabalho que signifique marcante contribuição ao desenvolvimento agrícola nacional.

A entrega do Prêmio Frederico de Menezes Veiga está marcada para o dia 29 de abril, em Brasília, durante as comemorações do aniversário da Embrapa. Os agraciados receberão uma peça de arte simbólica, um diploma e uma premiação em dinheiro no valor bruto de R$ 98.440,10.
 
 
Agência Minas


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos