Menu

Governo apresenta novo modelo de gestão do Pronatec em Minas

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), anunciou nessa quarta-feira (7) o Pronatec Minas. O projeto, resultado das diretrizes do planejamento estratégico da Secretaria e das prioridades dos Fóruns Regionais de Governo, é um modelo de gestão que integra as áreas de trabalho e assistência social nos municípios mineiros para ampliar as ferramentas de monitoramento dos alunos matriculados, além de promover o encaminhamento dos egressos dos cursos ao mercado de trabalho.

A solenidade de lançamento aconteceu durante reunião do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social de Minas Gerais (Cogemas-MG), na Cidade Administrativa. “A importância da gestão do Pronatec como estratégia de inclusão social e produtiva” foi o tema apresentado pelo secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão e pelo secretário-extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Thiago Falcão Silva, com mediação da presidente do Cogemas, Júlia Maria Nunes Restori. 

O Pronatec Minas possui nove etapas, que envolvem treinamento das equipes do Sine e das Diretorias Regionais da Sedese, monitoramento dos cursos, encaminhamento dos egressos para o mercado de trabalho e levantamento das demandas para o ano subsequente. 

Mais de 400 pessoas e 117 municípios participaram do lançamento do Pronatec Minas/Foto: Carlos Alberto/Imprensa MGMais de 400 pessoas e 117 municípios participaram do lançamento do Pronatec Minas/Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG

Todas as fases do projeto serão desenvolvidas com a interlocução constante entre as equipes da Sedese, as entidades ofertantes dos cursos e as empresas que demandam as vagas de emprego. O objetivo é oferecer qualificação e oportunidade de trabalho ao público do Sine e aos atendidos pela política de assistência social no estado.

O projeto já conta com a participação de mais de 330 cidades e a expectativa é atrair a adesão de todos os 853 municípios mineiros, com a nova metodologia de gestão integrada e descentralizada do Pronatec. No estado, foram disponibilizadas, neste ano, 23 mil vagas para 1.060 cursos na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Minas foi o estado que mais demandou cursos FIC do Programa. Dos 238 cursos oferecidos, os com maior número de vagas são cuidador de idoso, assistente administrativo e operador de computador.

O Estado investirá R$ 300 mil no projeto. Outros R$ 41 millhões serão repassados pelo Governo Federal. “Estamos aqui hoje para ouvirmos o Governo Federal e apresentar este novo modelo de gestão no estado, uma iniciativa que associa assistência social e trabalho, dentro da estratégia apontada pelo Governo de Minas Gerais, do desenvolvimento econômico e social sustentável, com participação popular nos territórios”, ressalta o secretário, André Quintão.

Mais de 400 pessoas e 117 municípios participaram do lançamento do Pronatec Minas, que reuniu representantes de entidades ofertantes e demandantes dos cursos, sindicatos, empresários, gestores de assistência social e autoridades políticas.

“O Pronatec Minas vem reforçar o interesse dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em impulsionar, de fato, a ação conjunta intersetorial. A oferta do curso deve ser coerente com a real demanda de emprego, de vagas no território, até então havia um descompasso desta demanda com a vocação”, comenta a diretora regional da Sedese de Muriaé, no Território Mata, Ana Maria Reis.

Com Ascom GOv-MG



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos