Menu

Exército vai auxiliar no controle do mosquito Aedes aegypti nos municípios mais afetados

O Exército colocou-se à disposição para atuar no combate ao mosquito Aedes aegypti nos municípios do estado e o apoio será voltado para as ações de prevenção e controle dos focos do vetor, com visitas casa a casa e mobilização da população. “O Exército dará todo o apoio necessário para atender às demandas dos municípios para acabarmos com essa epidemia”, disse o coronel Ferreira, da 4ª região do Exército na reunião com autoridades na última quinta-feira (29), na sede do Comando da 4ª região do Exército, em Belo Horizonte.

Após o Carnaval, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), dará início a uma ação de capacitação regionalizada, que visa preparar os militares para atuarem no combate ao mosquito nas residências. As equipes das Regionais de Saúde da SES-MG serão as responsáveis por essa capacitação do Exército.

Segundo o superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Rodrigo Said, o fluxo para acionamento do Exército, que foi aprovado nacionalmente, será o seguinte: os municípios encaminham a solicitação à Sala de Comando do Estado que, por sua vez, irá avaliar a situação epidemiológica do município e então acionar a Sala de Comando Nacional para liberação do comando regional. A partir dessa análise da situação epidemiológica, o Estado irá direcionar o apoio do Exército nos locais com maior necessidade.

Exército vai auxiliar no combate do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus / Foto: folhavitoria.com.brExército vai auxiliar no combate do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus / Foto: folhavitoria.com.br

Ações em andamento

O governo criou, no final do mês de dezembro, o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, que tem como objetivo fomentar ações para o controle do mosquito Aedes aegypti, diminuindo assim a incidência das doenças no estado.

Em novembro de 2015 foi lançada a campanha "10 Minutos Contra a Dengue", cujo objetivo é mobilizar a população no controle e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

Até o momento, o estado liberou um total de R$ 66 milhões para os municípios. O objetivo é incentivar a qualificação das atividades de vigilância e controle de endemias transmitidas por vetores e desenvolver ações de redução dos riscos das três doenças. Outras informações estão disponíveis no site: www.saude.mg.gov.br/dengue.


Da redação com Agência Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos