Menu

Sedese divulga as cinco cidades mineiras que mais empregaram nos primeiros meses de 2016

Boa notícia para o trabalhador em busca de emprego. As 133 unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em Minas Gerais começaram a receber, a partir de abril, informações sobre as cidades e os setores que estão em tendência de expansão vagas no mercado mineiro.

Essa estratégia de captação de vagas ativa foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). A ideia é que técnicos usem dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, para identificar empresas com potencial de contratação. Desse modo, o Sine deixa de apenas receber as ofertas vindas das empresas.

O primeiro levantamento feito pela Sedese mostrou que nos dois primeiros meses de 2016, 364 municípios mineiros (41,5% do total) contrataram mais que demitiram totalizando 12.423 novos postos de trabalho.

Os 25 municípios que mais geraram novos empregos em Minas Gerais, geraram 7.086 contratações, sendo 44% para as pessoas que possuem ensino médio completo, 32% para o ensino fundamental completo; 10% ensino fundamental incompleto; 9% superior completo; 3% para superior incompleto e 3% para analfabetos.

Conheça as cinco cidades que mais empregaram no período:

*Nova Serrana (2.572 novos postos na construção civil e indústria de calçados)
• Patos de Minas (381 novos postos nos setores de serviços, agricultura, silvicultura, criação de animais, extrativismo vegetal e ensino)
• Uberaba (350 novos postos nos setores de serviços, construção civil, indústria alimentícia e bebidas, indústria mecânica)
• Nova Lima (340 novos postos na construção civil e indústria de material elétrico e comunicações)
• Patrocínio (326 novos postos na Agricultura, silvicultura, criação de animais, extrativismo vegetal, ensino indústria de produtos alimentícios e bebidas).

Foi por meio dessa ação que o caldeireiro mecânico Robson Pinheiro de Araujo, 37 anos, conseguiu sair do desemprego. Ele acredita que esse novo método de busca de oportunidades democratizou o acesso às empresas. "Quando estava procurando emprego diretamente nas empresas, me deparava com a questão de indicação. Em alguns casos, se você não for indicado por alguém, não consegue ser contratado. Só consegui arranjar trabalho com a divulgação no Sine", conta Robson.

Robson de Araujo, caldeireiro mecânico / Foto: Agência MinasRobson de Araujo, caldeireiro mecânico / Foto: Agência Minas

Araujo atualmente trabalha na Usichapas, empresa terceirizada da cimenteira suíça Holcim em Barroso, no Campo das Vertentes. O município também segue no crescimento de geração de empregos, com 138 novos postos de trabalho.

Com os dados demonstrando o crescimento em alguns setores da economia no interior, a Sedese quer também aproveitar a tendência para ampliar a oferta de vagas no estado. “O objetivo desse trabalho é aproximar o empresário e mostrar o crescimento da geração de empregos no seguimento que ele atua. Vamos convidá-lo para anunciar suas vagas no Sine”, adianta o diretor de gestão de processos de atendimento pelo Sine, Emanuel Camilo de Oliveira Marra.

A auxiliar administrativa Camila Barbosa da Silva, 34 anos, também conseguiu a recolocação no mercado de trabalho em apenas dois meses, justamente por recorrer ao serviço em seu município. "Conheço os serviços do Sine de Patrocínio há bastante tempo porque já trabalhei como recrutadora de uma empresa da cidade. Quando perdi o emprego, voltei na condição de candidata e, lá, recebi o encaminhamento adequado", relata.

Camila Barbosa da Silva, auxiliar administrativa / Foto: Agência MinasCamila Barbosa da Silva, auxiliar administrativa / Foto: Agência Minas

Institucionalmente, a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) defende que facilitar a captação de vagas é a melhor maneira de fomentar as possibilidades de emprego nas unidades do Sine em todo estado. Por essa razão, uma das diretrizes assumidas pela Sedese é a de que a de que a diversificação produtiva e de serviços em geral permite a defesa do emprego. Desse modo, mesmo em um momento econômico delicado, é fundamental associar qualificação e intermediação orientada pelas possibilidades do mercado. 

Saldo positivo

Apesar da retração econômica, o SINE tem sido um dos principais canais de intermediação de mão-de-obra no mercado de trabalho. Em 2015, No período de janeiro a novembro do ano passado, sistema ofereceu 67.521 vagas de emprego em todo estado, possibilitando a colocação de 24.572 pessoas no mercado de trabalho.

Acesso ao Sine

Postos do SINE estão sendo orientados quanto às oportunidades de trabalho na região, a fim de promover a inserção produtiva dos cidadãos. Acesse o site da Sedese para conhecer os postos do SINE da Região (www.social.mg.gov.br).

Empresas e trabalhadores podem utilizar o serviço de intermediação da mão de obra pela internet no seguinte endereço: http://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/home.xhtml

Em alguns municípios, o atendimento do Sine funciona dentro das Unidades de Atendimento Integrado – UAIs, vinculadas à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Clique neste link para acessar o endereço de todas as UAIs no estado.


Com Agência Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos