Menu

Via 040 fecha parcerias para o plantio de mais de 200 mil mudas de árvores nativas

A Via 040 deu início ao processo de plantio de cerca de 200 mil mudas de árvores nativas em territórios de Minas Gerais. A Concessionária assina, a partir de hoje (7), os primeiros Protocolos de Intenções com municípios que manifestaram interesse em receber as mudas, caso de Itabirito, Belo Horizonte e Nova Lima. O plantio e manutenção de 200 mil mudas de árvores dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, cuja área somada corresponde a cerca de 120 campos de futebol, é uma contrapartida ambiental aos trabalhos de modernização da BR-040. A previsão é a de que a primeira etapa do plantio comece imediatamente, prosseguindo até o final de 2016 para aproveitar o período chuvoso.

A Via 040, além de plantar, também cuidará das mudas durante 3 anos. Assim, tem-se a garantia do pleno desenvolvimento das espécies. As mudas que serão utilizadas nas áreas escolhidas são preparadas para esse tipo de trabalho, tendo tempo de cultivo prévio entre seis e 18 meses e altura mínima de 60 centímetros, o que as tornam mais resistentes. Ipês, jatobás, jacarandás e angelins estão dentre as dezenas de espécies que serão plantadas.

 Serão plantadas mudas de ipês, jatobás, jacarandás, angelins dentre outras espécies / Foto: biofertil.com.br Serão plantadas mudas de ipês, jatobás, jacarandás, angelins dentre outras espécies / Foto: biofertil.com.br

“O plantio de mais de 200 mil mudas é a primeira etapa de uma ação que contribui decisivamente para a preservação de áreas muito importantes. A concessão da BR-040, além de trazer benefícios para milhares de usuários e impulso econômico a dezenas de comunidades, também gera ganhos para o meio ambiente”, avalia o presidente da Via 040, Tulio Abi-Saber.

Protocolos de intenção

A Via 040 já está trabalhando na consolidação de parcerias com municípios localizados ao longo da BR-040. Hoje, 7 de julho, ocorrerá a assinatura do Protocolo de Intenções com a prefeitura de Itabirito.

Em 11 de julho, a Via 040 assinará o Protocolo de Intenções com a prefeitura de Belo Horizonte e a Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte, no Parque Aggeo Pio Sobrinho, no bairro Buritis. Em 14 de julho, haverá outro evento de plantio de árvores, desta vez, no Parque Jacques Cousteau, no Bairro Betânia.

Está programada para o dia 18 de julho a cerimônia de plantio de mudas na Escola Municipal Benvinda Pinto Rocha, no Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. Ruas e avenidas do bairro também serão beneficiadas, em ação conjunta com a secretaria da Regional Noroeste do município e prefeitura.

O Protocolo de Intenções é um documento que antecede a assinatura de convênios entre Via 040 e prefeituras. Ele representa a intenção da Concessionária em firmar parcerias para o plantio e manutenção das mudas nos territórios municipais, de acordo com os biomas e aptidão de cada área selecionada.

A ação é uma parte das entregas previstas pela Concessionária para atender aos requisitos das obras e serviços em curso na BR-040, além do projeto de duplicação, que requerem intervenções na faixa de domínio da rodovia. Todos os trabalhos são autorizados e fiscalizados pelos órgãos públicos competentes, como o Ibama e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


Com Via 040



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos