Menu

Produtor de leite de Santana de Pirapama cria aplicativo para aumentar produção

No Brasil, atualmente há um milhão de produtores de leite, sendo que 80% deles estão em pequenas propriedades de onde saem até 200 litros de leite ao dia. Minas Gerais é o estado que concentra a maior parte de produtores e foi lá que nasceu o 4milk, o primeiro aplicativo voltado exclusivamente para a gestão do setor, totalmente gratuito.

A ferramenta criada por Cláudio Notini, chega ao mercado com a proposta de otimizar os trabalhos na fazenda, favorecendo a geração de informações importantes e o consecutivo aumento de produção de, no mínimo, 50%. “Apenas 1% das fazendas anotam os resultados e quando o fazem, utilizam cadernos ou planilhas de Excel. Registrando os dados no 4milk, de maneira fácil e ágil é possível gerenciar melhor o cenário, realizar ajustes com mais agilidade e obter ganhos significativos, inclusive financeiros”, relata o desenvolvedor do aplicativo.

Em sua Fazenda Jardim de 200 hectares localizada em Santana de Pirapama, a cerca de 100 km ao norte de Belo Horizonte, foi realizado o projeto-piloto do funcionamento do app. “Utilizando-o, conseguimos tomar a decisão mais rápida de modificar a alimentação do gado devido à alta do preço do milho, garantindo a continuidade de nossa alta produtividade”, exemplifica.

O aplicativo pode impactar na redução de gastos. Segundo a Scot Consultoria, os custos da produção da pecuária leiteira estão aumentando desde junho de 2015. Somente no primeiro semestre de 2016 foram gastos 9,5% a mais do que no mesmo período do ano passado. “O 4milk permite que os produtores se organizem e façam compras coletivas, conseguindo preços bem mais atrativos”, reforça o engenheiro agrônomo Walter Ribeiro, coordenador do Projeto Balde Cheio nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

Agora, com a meta de produção atingida, abastecendo a Cooperativa Regional de Produtores Rurais de Sete Lagoas (Coopersete), e com o aplicativo melhorando o trabalho do produtor de leite, Notini poderá acompanhar à distância os resultados de seu negócio.

O aplicativo gratuito também funciona off-line, está disponível para aparelhos Android e, em breve, terá versões para iOS e Windows Phone / Foto: Divulgação O aplicativo gratuito também funciona off-line, está disponível para aparelhos Android e, em breve, terá versões para iOS e Windows Phone / Foto: Divulgação

A força da tecnologia no campo

As soluções tecnológicas chegam com força ao campo e é justamente o segmento de agronegócios que tem atraído a atenção de startups. Dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) mostram que nos últimos cinco anos houve crescimento de 70% das chamadas agrotechs no país. 

Elas nascem a partir de necessidades identificadas no campo. Foi o que aconteceu com o 4milk. “Foram os 25 anos de experiência em Tecnologia da Informação (TI) e os 10 anos de curral que me fizeram projetar e desenvolver o aplicativo. Eu via na prática as limitações dos produtores na gestão do rebanho, venda e compra de animais e na aquisição de insumos e tive a ideia de criar uma ferramenta que falasse a linguagem do produtor leiteiro”, diz Notini, que, ao vender a empresa de softwares RM Sistemas para a TOTVS, em 2006, passou a se dedicar à produção de leite.

A gratuidade foi uma premissa para a criação do aplicativo, que recebeu investimento de R$ 1,5 milhão ao longo de dois anos. “No primeiro estágio trabalhamos com uma planilha, em seguida veio a ferramenta de prototipagem, que já rodava no celular. Então, comecei a apresentar meu produto a profissionais da área, associações de criadores de gado e investidores”, revela.

Carioca radicado na capital mineira desde o início dos anos de 1980, Notini comemora o sucesso inicial do app. Vinte dias depois de seu lançamento na Megaleite, em Belo Horizonte, o 4milk foi selecionado para participar do BioStartup Lab 2016, uma iniciativa da BioMinas e do SEBRAE Minas para acelerar empresas de diferentes áreas, incluindo agronegócio e saúde animal.

O app, que também funciona off-line, já está disponível para aparelhos Android e, em breve, terá versões para iOS e Windows Phone.

Para mais informações acesse: www.4milk.com.br


Da Redação com Ascom 4milk



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos