Menu

Projeto Plantando o Futuro celebra Dia da Árvore com objetivo de recuperar 40 mil nascentes até 2018

Com o objetivo de plantar 30 milhões de árvores, o que compreende também a recuperação de 40 mil nascentes, em Minas Gerais, até dezembro 2018, o Projeto Plantando o Futuro celebra o Dia da Árvore em consonância com os objetivos da data: promover a importância da preservação do ser vivo que é capaz de proporcionar oxigênio, sombra, frutos e o equilíbrio do ecossistema.

O dia 21 de setembro foi escolhido para comemorar o Dia da Árvore por ser próximo ao início da Primavera no Hemisfério Sul, que pode acontecer nos dias 22 e 23 de setembro. A função deste dia é provocar também uma reflexão sobre os efeitos do desmatamento e da falta de conscientização ambiental.

Ativo não apenas no dia 21 de setembro, o Projeto Plantando o Futuro do Governo de Minas Gerais, que é coordenado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), surgiu no contexto da preservação e recuperação ambiental, tendo os indivíduos arbóreos como protagonistas da proposta.

Foto Ilustrativa: agsolve.com.brFoto Ilustrativa: agsolve.com.br

Desde a publicação do Decreto Estadual 46.974, no dia 22 de março de 2016, que instituiu oficialmente o Projeto Plantando o Futuro, foram viabilizadas a produção e o plantio de 6,13 milhões de mudas de árvores. O montante representa a recuperação de 4,09 mil hectares, ou seja, 20% da meta do Governo de Minas.

Em março de 2016, o Plantando Futuro assinou um convênio com o Instituto Espinhaço para produção de três milhões de árvores específicas da Mata Atlântica e do Cerrado. A ação vai contemplar 53 municípios da região da Serra do Espinhaço e beneficiar mais de um milhão de pessoas.

Em abril foi assinado, em Belo Horizonte, um convênio com o Centro Cultural Francisca Veras para viabilizar a produção 2,88 milhões de mudas de árvores nativas em parceria com 27 assentamentos para a reforma agrária. A cooperação entre a entidade e a Codemig vai até dezembro de 2018. A previsão é que as mudas recuperem uma área de, aproximadamente, 2,6 mil hectares.

Ainda por intermédio do Plantando o Futuro, o Instituto Terra conseguiu recursos do Fundo dos Recursos Hídricos de Minas Gerais (FHIDRO) para plantar mudas florestais específicas da Mata Atlântica para recuperar mil nascentes da bacia do Rio Manhuaçu, que também é sub-bacia do Rio Doce.

Mais informações no site: www.plantandoofuturo.mg.gov.br


Da Redação com Projeto Plantando o Futuro



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos