Menu

Saúde confirma morte de macacos por febre amarela em BH e região metropolitana

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou a morte de macacos por febre amarela em Belo Horizonte, Betim e Contagem, na região metropolitana. Também foram detectados resultados positivos da doença em primatas não humanos em Bocaiuva (regional de saúde de Montes Claros), Poços de Caldas (regional de saúde de Pouso Alegre), Curvelo (regional de saúde de Sete Lagoas) e Japaraíba (regional de saúde de Divinópolis).

Mortes de macacos intensificam ações de combate à febre amarela / Foto: Reprodução/TV TEMMortes de macacos intensificam ações de combate à febre amarela / Foto: Reprodução/TV TEM

Apesar da presença de circulação do vírus da febre amarela em macacos nesses locais, até o momento, não há notificação de casos em humanos. De acordo com a SES-MG, os animais são um indicador importante para a vigilância da doença, mas não são responsáveis pela transmissão.

Nas localidades afetadas serão reforçadas diversas ações de prevenção da febre amarela como a vacinação, intensificação da vigilância de epizootias (morte de animais) de primatas não humanos, bloqueio vetorial e/ou pesquisa entomológica - dos insetos-, vigilância laboratorial das síndromes febris icterohemorrágicas (SFIHA) e ações de vigilância epidemiológica dos casos humanos.

Informe Epidemiológico

Segundo o Informe Epidemiológico dessa quinta-feira (9), até o momento, foram notificados 954 casos de febre amarela em Minas Gerais. Desses, 54 foram descartados e outros 195 confirmados.

Em relação aos óbitos, há 161 óbitos suspeitos. Desses, 68 foram confirmados.

Vacinação

Em Sete Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a vacina contra febre amarela nas 18 salas de vacinação do município (veja abaixo). Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

- Centro de Saúde (CS) Santa Luzia

- CS Orozimbo Macedo

- CS Manoa

- CS Santo Antônio

- CS Várzea

- CS São João

- CS Montreal

- CS Progresso

- Estratégia Saúde da Família (ESF) Esperança

- ESF Alvorada

- ESF CDI

- ESF Eldorado

- ESF Barreiro

- ESF Fazenda Velha

- ESF Catarina

- Unidade Básica de Saúde (UBS) Luxemburgo

- UBS Cidade de Deus

- UBS Belo Vale

Mais informações em: www.saude.mg.gov.br/febreamarela


Por Marcelle Louise



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos