Menu

Orquestra Filarmônica comemora dez anos de popularização da música clássica

Iniciando as comemorações de dez anos, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realiza a 10ª temporada de apresentações. Hoje (17) tem apresentação às 20h30, na Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto, Belo Horizonte).

Estão em cartaz nessa estreia da temporada: a execução do poema sinfônico Festklänge, de Liszt, e a Sinfonia nº 5 em dó sustenido menor, de Mahler. Com essa apresentação, o regente Fabio Mechetti conquistou vários prêmios, realizou gravações para o selo Naxos e turnês pelo Uruguai e Argentina para a disseminação do repertório sinfônico brasileiro e universal.

“A Filarmônica começou em 2008 comigo e foi criada a partir de uma premissa política: toda a base da orquestra foi construída e planejada em busca de excelência. Tudo o que desvia desse caminho tentamos evitar. Acho que os resultados que a Orquestra tem conquistado nestes anos têm mostrado que estamos no caminho certo”, explica o maestro.

A Filarmônica também procura desmistificar a ideia de que concertos de orquestra são opções culturais para um público restrito e democratizar o acesso à música clássica. O maestro afirma que “desde o início da trajetória orquestral a Filarmônica já realizou 641 concertos com a apresentação de 835 obras do período barroco ao contemporâneo, que foram assistidos presencialmente por mais de 800 mil de pessoas, isso com 45% de gratuitamente. O objetivo é adicionar culturalmente o estado em uma dinâmica que há dez anos não existia, além dos programas que realizamos, preocupados em levar a Orquestra a todos os territórios de Minas Gerais”.

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais / Foto Rafael MottaOrquestra Filarmônica de Minas Gerais / Foto Rafael Motta



Por Ana Amélia Maciel com Agência Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos