Menu

Minas Gerais sedia o 5º Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual

Minas Gerais sedia, até esta quarta-feira (29), o 5º Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual. O evento reúne, em Belo Horizonte, mais de 100 profissionais de segurança de 16 estados brasileiros, para discutir ações de prevenção e repressão a crimes nas divisas do país. Entre eles, estão os secretários estaduais de Segurança, além de policiais militares, policiais civis, bombeiros, agentes penitenciários e técnicos das secretarias da área.

Com programação em três dias, a ação conta com treinamentos em softwares e sistemas avançados de mapeamento criminal, de compartilhamento e integração de agências de inteligência, de gerenciamento de processos e documentos, assim como debates, com o objetivo de permitir a troca de experiências exitosas e a combinação de operações integradas entre as 16 unidades federativas.

O secretário executivo, Emanuel Henrique Balduíno, destacou o objetivo de criar um fluxo de trabalho operacional / Foto: Marcelo Sant'Anna/Imprensa MGO secretário executivo, Emanuel Henrique Balduíno, destacou o objetivo de criar um fluxo de trabalho operacional / Foto: Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG

O secretário executivo do Pacto Integrador de Segurança Pública, Emanuel Henrique Balduíno, ressaltou, na abertura do evento, na Academia de Polícia Militar, que o 5º Pacto tem como principal objetivo criar um fluxo de trabalho operacional, com uma metodologia clara, para que todos os estados envolvidos possam ter efetiva participação em igualdade de condições.

“Nós não conseguiremos fazer o melhor, fazendo o que fazíamos no passado. Temos que melhorar a nossa atividade e é a partir daqui, deste encontro, que tem que surgir este arcabouço de ideias”, disse Balduíno, referindo-se à necessidade de inovação da tecnologia em nível operacional e de inteligência, na prevenção e enfrentamento à criminalidade entre os estados brasileiros.

Participam da ação técnicos e autoridades de Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e o Distrito Federal. Criado em 2016, o pacto surgiu com o objetivo de reforçar a segurança das divisas, evitando a prática comum de perpetuação e transferência de crimes para outros estados, além da livre circulação de criminosos nas áreas limítrofes dos estados.

Um dos principais pontos abordados ao longo dos encontros diz respeito à importância e à necessidade da integração das forças de segurança para coibir a ação de criminosos. E foi justamente sobre isso que falou, na abertura do evento, nessa segunda-feira (27), o secretário adjunto de Segurança Pública, Aílton Lacerda, representando o secretário da pasta, Sérgio Barboza Menezes.

“A questão da integração é um desafio. Não dá para pensar em segurança pública sem pensar em integração. Para avançarmos, é preciso que haja integração e este é um dos propósitos do pacto integrador”, reforçou.

Treinamento

Ainda no primeiro dia, os profissionais participaram, logo após a cerimônia de abertura, de um o treinamento sobre o sistema Neomind Fusion ECM Suite. Trata-se de uma ferramenta customizável capaz de tramitar e armazenar documentos com velocidade e segurança. O sistema permite, também, a modelagem de todos os processos voltados para a produção de documentação e de orientações relacionadas a operações policiais. O treinamento foi ministrado pelo coordenador de Monitoramento dos Sistemas Integrados, Rodrigo Passos de Oliveira.

Nesta terça-feira (28), o dia está reservado para o treinamento da plataforma GisGestão. O GisGestão é uma plataforma que contém informações georreferenciadas que permite a produção de relatórios estratégicos, gráficos estatísticos, mapas temáticos, mapas de calor e a busca de informações de forma simples, intuitiva e principalmente visual. Entre os estados integrantes do Pacto, o GisGestão será utilizado como software de análise criminal, para diagnóstico das áreas onde serão realizadas as operações integradas.

Já no terceiro e último dia, na quarta-feira (29), será a vez de treinamento do Sistema de Monitoramento de Operações Integradas (Mopi), um software responsável pelo planejamento e monitoramento de operações integradas. Haverá, também, um workshop do Comitê de Ações Sociais Integradas, que trabalha para incentivar o compartilhamento do conhecimento e incentivo à implantação e desenvolvimento de políticas de segurança pública preventiva, social e ambiental. Isso acontece por meio da troca e disseminação de práticas exitosas e do fortalecimento de projetos e ações em municípios escolhidos nas áreas de divisas dos estados pactuantes.


Com Agência Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos