Menu

Senar Minas proporciona troca de experiências e conhecimento tecnológico para produtores rurais

Mais do que um evento da Embrapa, a Semana de Integração Tecnológica (SIT) tem promovido o diálogo e a troca de vivências práticas entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos de extensão rural, universidades, empresas privadas e lideranças do setor e, o Senar Minas, ciente do seu papel como agente de formação profissional rural, proporcionou aos produtores rurais das regiões de Arinos, Unaí, Itabira e Curvelo, a oportunidade de participar de seminários e visitas a vitrines de tecnologia. 

Isso foi possível devido ao projeto desenvolvido pelo Senar Minas, em parceria com ABC Cerrado que envolve várias ações de capacitação tecnológica e assistência técnica ao produtor rural. Desta forma, os participantes puderam acompanhar debates sobre assuntos relevantes para a vida no campo como “Pastagens e forrageiras irrigadas: potencial de produção e gargalos”. Ainda sobre pastagens irrigadas, foram apresentadas também, abordagens sobre os desafios da intensificação do uso da terra e aumento de renda, práticas de conservação de água na propriedade, estratégias para produção de grãos e pastagens, produção de silagem irrigada na região, além do potencial e custo de produção.

Participantes do evento durante visita às vitrines de tecnologia, das cidades de Arinos, Unaí, Itabira e Curvelo / Foto: Ascom SenarParticipantes do evento durante visita às vitrines de tecnologia, das cidades de Arinos, Unaí, Itabira e Curvelo / Foto: Ascom Senar

De acordo com o Analista Técnico do Senar Minas, Caio Sérgio Santos Oliveira a intenção é que o produtor saia de sua realidade e absorva novas informações a serem aplicadas em seu dia a dia e em sua propriedade rural. “É um momento único de interação, transferência de conhecimentos e tecnologias e, também, a chance de colocar o produtor rural em contato direto com o pesquisador para que ele possa compartilhar seus sucessos e dificuldades, com o propósito de pensar “fora da caixa”. A Embrapa é o berço da agro-tecnologia no Brasil e o produtor é parte indispensável nesse contexto, então, tenho certeza de que está sendo uma experiência riquíssima para todos”, afirma Caio Sérgio. 

Infelizmente, de acordo com o Caio Sérgio, no meio rural muitos são vencidos pela ideia da experiência em mais de 20, 30 anos ou mais na área e, consequentemente, acabam por não se preocuparem com capacitação ou atualização constante. “Mas esta realidade está mudando”, conta o analista técnico. Realidade esta que já faz parte da vida de Élcio Heber França Rezende, 52, aluno do curso de “Recuperação de pastagem degradada”, desde setembro, oferecido pelo Senar Minas com o apoio do ABC Cerrado. “Foi uma viagem longa até Sete Lagoas, mas aceitei o convite para participar porque nada que plantamos colhemos amanhã, por isso os projetos que queremos aplicar ou desenvolver devem ser bem pensados. Acredito, também, que se não aliarmos os recursos escassos com o interesse pela inovação, dificilmente obteremos sucesso no campo”, conclui o produtor.

Antônio Gomes de Oliveira, produtor da região de Arinos, compara o contato com as novas tecnologias com a chegada da energia elétrica no campo. “É como se estivéssemos no escuro e, de repente, alguém acendesse a luz e passássemos a enxergar tudo de uma outra forma. Entendendo melhor as tecnologias, nossos erros ficam mais claros e temos a oportunidade de avançar nos processos produtivos”, comemora Antônio Gomes. 

A Semana de Integração Tecnológica (SIT), da Embrapa Milho e Sorgo terminou em Sete Lagoas no dia 26 de maio e, esta edição, teve como tema “O Manejo do Solo e da água para a redução de riscos e aumento da rentabilidade”.


Com Ascom Senar



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos