Menu

Rede profissionalizante amplia número de alunos e escolas participantes no Estado

Técnico em Informática, Recursos Humanos, Logística, Administração e Agente Comunitário de Saúde. Esses são alguns dos cursos que as escolas integrantes da Rede Estadual de Educação Profissional (Rede) ofertarão, a partir de agosto, aos estudantes do Ensino Médio da rede pública, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, também, às pessoas que já concluíram os estudos em qualquer rede de ensino.

“Atendendo às demandas das comunidades e dos arranjos produtivos locais, as capacitações buscam contribuir para a profissionalização dos alunos e a inserção deles no mundo do trabalho”, explica o diretor de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Rafael Moraes.

Em Sete Lagoas, os cursos técnicos são oferecidos na Escola Estadual Doutor Arthur Bernardes / Foto Ilustrativa: Arquivo/SEEEm Sete Lagoas, os cursos técnicos são oferecidos na Escola Estadual Doutor Arthur Bernardes / Foto Ilustrativa: Arquivo/SEE

Outras novidades também vão marcar o início das aulas no segundo semestre, agendado para o dia 1º de agosto de 2017. Além de novos cursos, a Rede Estadual de Educação Profissional ampliou o número de vagas e de instituições participantes.

"São 37 cursos e 39.520 vagas, distribuídas em 988 turmas de 213 escolas estaduais em todas as regiões do estado. Nesse segundo semestre, 115 novas instituições, das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), ingressaram na Rede”, destaca o diretor. No ano passado, foram mais de 20 mil vagas, em 112 escolas.

Rede profissionalizante que corresponde a Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas

Município Escola Curso Nº de Turmas Vagas
Sete Lagoas EE Doutor Arthur Bernardes Técnico em Administração 2 80
Técnico em Logística 2 80
Técnico em Informática 2 80
Técnico em Recursos Humanos 2 80
Prudente de Morais EE Antônio Delphino dos Santos Técnico em Administração 2 80
Técnico em Recursos Humanos 2 80
Paraopeba EE Conselheiro Afonso Pena Técnico em Recursos Humanos 2 80
Técnico em Agente Comunitário de Saúde 1 40
Santana de Pirapama EE Coronel Domingos Diniz Couto Técnico em Informática 2 80
Técnico em Administração 2 80



Confira aqui a lista de escolas, cursos e o número de vagas para todo o estado.

Seleção

A seleção e organização do processo seletivo dos estudantes será realizada, exclusivamente, por cada instituição participante. “Não há inscrição e o aluno deve procurar a escola para informar seu interesse em concorrer às vagas. O único critério que a SEE adota é que, caso o número de candidatos supere o de vagas, deverá ocorrer um sorteio público”, ressalta Moraes.

No final de junho e início de julho, a SEE publicará uma resolução específica para designação de professores de Educação Básica que atuarão nas escolas que ofertam Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Observando os termos da nova resolução, a designação será processada diretamente nas escolas estaduais e os critérios e procedimentos para a inscrição e classificação de candidatos seguirão as mesmas diretrizes da Resolução SEE Nº 3.204/2016. As dúvidas sobre o processo de designação devem ser esclarecidas pelo e-mail sps.dgep@educacao.mg.gov.br.


Da Redação com Agência Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos