Menu

Produção de cervejas artesanais será tema de seminário e palestra durante a Feira do Empreendedor 2017 do Sebrae

Minas Gerais tem hoje 41 cervejarias artesanais, com uma produção estimada de 1,3 milhão de litros ao mês, de acordo com o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas). Em franca expansão, mesmo em época de crise, o setor prevê crescimento de 14% este ano.

Sebrae Minas promove Feira do Empreendedor com seminário de cervejas artesanais/Foto: DivulgaçãoSebrae Minas promove Feira do Empreendedor com seminário de cervejas artesanais/Foto: Divulgação

Para quem quer conhecer melhor as oportunidades e os desafios de se empreender no mercado cervejeiro, o Sebrae Minas realiza, durante a Feira do Empreendedor, o Seminário Estadual da Indústria Cervejeira – dia 2 de agosto, das 18h30 às 21h30, no Sebrae Minas. E no dia 5, sábado, será realizada a palestra Oportunidades ligadas ao mundo das cervejas artesanais, com Daniel Lopes Silva.

O seminário terá a participação de Marco Falcone, sócio da Falke Bier e vice-presidente do SindBebidas, que irá falar sobre o mercado cervejeiro em Minas Gerais. Paulo Furst Leite, da cervejaria Furst Bier, vai abordar os desafios de empreender nesse mercado. E a participação das mulheres será tema de apresentação da jornalista Ludmilla Fontainha, membro da Confraria Feminina de Cerveja (Confece).

A Verace, cervejaria artesanal localizada em Nova Lima, é uma das empresas mineiras bem-sucedidas no setor. Inaugurada em setembro de 2016, vem se consolidando no mercado e, mesmo novata, registrou em dezembro um faturamento dez vezes maior que o do mês inicial.

“Investimos no melhor momento, porque em tempos de crise tudo fica mais barato. Compramos um terreno muito bem localizado, conseguimos um fornecedor que entregasse a estrutura metálica em tempo recorde e encontramos maior disponibilidade de equipamentos e construtoras para a execução da obra. Dessa forma, acabamos investindo abaixo do orçamento previsto”, enumera Alessandro Fontenelle, um dos sócios da Verace.

Hoje, a Verace tem nove funcionários, além de sommeliers e mestres cervejeiros parceiros. Um de seus diferenciais é o cuidado com os insumos, já que a cervejaria só trabalha com maltes especiais alemães e belgas, que garantem o sabor e a qualidade das bebidas. Os rótulos das cervejas trazem dicas de harmonizações, combinando a bebida com os acompanhamentos mais indicados.

Em janeiro, a empresa passou pela primeira expansão, aumentando a sua capacidade instalada de fermentadores de 30 mil para 40 mil litros. A expectativa é que nos próximos meses a produção chegue a 60 mil litros. Tudo dentro do planejado para alcançar a meta de 120 mil litros em três anos. “O retorno é demorado, mas já sinalizamos um viés de crescimento bem interessante”, comemora Alessandro.

Palestra de Oportunidades ligadas ao mundo das cervejas acontecerá no dia 5 de agosto, das 20h30 às 22h na Feira do Empreendedor, evento do Sebrae/MG que está acontecendo em Belo Horizonte, Na Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada. Entrada Gratuita.

Da Redação com Sebrae Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos