Menu

Via 040 prepara operação para o feriado de 12 de outubro

Para garantir a fluidez do sistema de tráfego e a segurança dos usuários, a Via 040 preparou uma operação para o feriado prolongado de 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) com reforço no quadro de equipes e viaturas na BR-040. A Concessionária ressalta a necessidade de os usuários respeitarem a sinalização e redobrarem a atenção, pois há possibilidade de romeiros e peregrinos caminhando às margens da pista. Antes de viajar, o motorista deve, também, realizar uma revisão básica no veículo.

Pedágio Via 040 / Foto: ribeirãodasneves.netPedágio Via 040 / Foto: ribeirãodasneves.net

A estimativa é de aproximadamente 430 mil veículos trafegando na BR-040 durante os cinco dias de operação, o que representa mais que o dobro do tráfego se comparado aos dias normais. Para o atendimento de ocasiões atípicas como essa, a Via 040 empenhará 91 colaboradores extras nos horários de pico, além dos cerca de 570 colaboradores da operação viária e atendimento que se revezam, em escalas, 24 horas por dia. O reforço busca elevar os níveis de serviços e minimizar os impactos do grande aumento do fluxo de veículos no curto período.

Horários de maior movimento:

- Quarta-feira, 11/10, das 16h às 21h
- Quinta-feira, 12/10, das 7h às 14h
- Domingo, 15/10, das 16h às 21h

Ao longo do trecho sob concessão, a Via 040 oferece 21 postos de atendimento, que contam com meio de comunicação direto e gratuito com a Concessionária, além de estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso. Vinte e três veículos de inspeção circularão ininterruptamente, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações, como troca de pneu. As equipes dos serviços de atendimento médico (31 ambulâncias), socorro mecânico (35 guinchos), resgate de animais e combate a incêndios trabalharão em regime especial durante o período, posicionadas em locais estratégicos da BR-040.

Com intuito de promover uma maior previsibilidade para o deslocamento, dezoito painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego, e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento.

Tendo em vista o aumento do tráfego, a Via 040 evitará realizar o procedimento de interdição de faixas das pistas de rolamento em decorrência de obras e serviços de conservação e manutenção, conforme cronograma abaixo:

- Na quarta-feira, 11/10, das 12h às 24h, sem interdições de faixas
- Na quinta-feira, 12/10, das 0h às 24h, sem interdições de faixas
- Na sexta-feira, 13/10, das 0h às 24h, possibilidade de interdição de faixas, exceto entre o Km 510 (Ribeirão das Neves-MG) o Km 570 (Itabirito – MG).
- No sábado, 14/10, das 0h às 24h, possibilidade de interdição de faixas
- No domingo, 15/10, das 0h às 24h, sem interdições de faixas

Na altura do Km 610, em Congonhas, a Via 040 está realizando obras de duplicação do viaduto Telésforo Cândido de Rezende. Os usuários devem ficar atentos aos redutores de velocidade instalados no local, pois a medida visa garantir a segurança de usuários e colaboradores no trecho.

Viagem segura

Antes de viajar o motorista deve se atentar para uma revisão rápida no veículo. São atitudes básicas como calibrar os pneus, incluindo o estepe, verificar o nível de óleo do motor e do reservatório de água, além das paletas do limpador de para-brisas, por exemplo. Em caso de imprevistos o usuário pode contar com o auxílio da Via 040, 24 horas por dia, ao longo de todo o trecho. Para acionar os serviços basta ligar para 0800-040-0040.

Da redação com Via 040



Publicidade
Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar