Menu

UFMG oferece mais de 6 mil vagas no SISU 2018

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017 e que tenham obtido nota superior à zero na redação podem concorrer a uma vaga nos cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificado (SISU). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet do dia 29 de janeiro até às 23h59 do dia 1º de fevereiro.

Foto: BhazFoto: Bhaz

Para 2018, a UFMG vai oferecer 6.339 vagas em cursos de graduação, com ingresso nos dois semestres letivos. Neste ano, pela primeira vez, as 60 vagas do curso de Design serão ofertadas via Sisu e não mais pelo Vestibular de Habilidades Específicas.

Outra novidade é a oferta das vagas para o curso de Letras por modalidade: licenciatura e bacharelado. Antes, os candidatos escolhiam a modalidade após o ingresso.

Por lei, 50% das vagas de cada curso de graduação destinam-se aos egressos da escola pública. Assim, em 2018, 3.167 vagas estão abertas para ampla concorrência e 3.172 reservadas a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino que, primeiramente, são classificados em dois extratos socioeconômicos: renda familiar bruta mensal per capita inferior a 1,5 salário mínimo e superior a esse patamar.

Em seguida, esses candidatos devem indicar se têm ou não deficiência e a opção pelo recorte étnico-raciais, declarando-se ou não negros (pretos e pardos) e indígenas.

Autodeclaração

Os estudantes aprovados na modalidade de reserva de vagas étnico-raciais deverão redigir carta com os motivos que justificam a autodeclaração. Outra novidade na edição 2018 do SISU para cursos presenciais de graduação da UFMG é a reserva de vagas para candidatos com deficiência.

Registro

Os candidatos aprovados farão registro acadêmico, via internet, de 5 a 7 de fevereiro, e serão convocados para realizar o procedimento presencial de apresentação dos documentos em datas a serem divulgadas na página SISU UFMG.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no ENEM 2017. Ao fim do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no ENEM, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas e indica os selecionados. A seleção será efetuada com base nos resultados obtidos pelos candidatos no ENEM 2017.

Fora do SISU

Os cursos presenciais de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro não têm candidatos selecionados pelo SISU, mas por meio do Vestibular Habilidades Específicas. Também contam com seleção própria os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Formação Intercultural para Educadores Indígenas.

Nos três casos, as inscrições para o processo seletivo de 2018 estão encerradas. Outras informações sobre as formações que não estão sob o âmbito do SISU podem ser obtidas na página da Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE).

Com Hoje em Dia



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos