Menu

Mineiros receberão por SMS alerta de chuva forte

Em um período de muita chuva, os mineiros passarão a receber, via mensagem no celular, alertas de temporais, risco de enchentes e outros desastres naturais. O sistema gratuito será disponibilizado pelo Ministério da Integração, em 15 de janeiro, em todas as regiões do Estado.

Foto Hoje em DiaFoto Hoje em Dia

O recurso ajudará na prevenção, principalmente nessa época que já registra vários estragos e mortes em decorrência das tempestades. No Estado, desde outubro, sete pessoas perderam a vida e 32 cidades decretaram situação de emergência. Este mês, por aqui deve chover cerca de 300 milímetros, segundo o TempoClima PUC Minas.

O alerta por SMS busca evitar tragédias. A partir da próxima segunda-feira, todos os celulares ativos no Estado receberão uma mensagem da Defesa Civil Nacional. Para ser cadastrado, é preciso responder o texto com o CEP dos locais para os quais deseja receber informações.

Ao ser identificada situação de risco a Defesa Civil do município irá repassar o dado ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que emitirá comunicados aos usuários. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam que, em Minas, 22.924.926 números estão aptos a receber os alertas.

Preparação

Durante esta semana, o Ministério da Integração e a Defesa Civil de Minas Gerais irão se reunir para discutir a implantação do serviço. Representantes do órgão estadual vão conhecer o sistema e entender como será feita a troca de informações. Apesar de ser mantido pela União, as unidades federativas contribuem com os alertas. Até o momento, o órgão no Estado não foi notificado do novo sistema.

Quase 20 mil mensagens de alerta já foram enviadas nos seis estados onde a plataforma está em funcionamento, alcançando 8,6 milhões de celulares. Nesses locais, até o momento, 1,7 milhão de números já foram cadastrados.
Minas Gerais integra a quarta fase de implantação do sistema, junto com Goiás e Mato Grosso do Sul. As informações já são disponibilizadas no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. A previsão é a de que até março todos os estados passem a contar com o recurso.

Na capital

Em Belo Horizonte, vários moradores já recebem alertas da Defesa Civil municipal via SMS. As informações são enviadas para telefones de moradores e comerciantes das áreas de risco. O cadastro é feito por representantes do órgão nos locais de ocorrência de chuva.

Com Hoje em Dia




Publicidade
Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar