Menu

Bebê resgatado em terreno baldio supera o estado gravíssimo e eleva as chances de sobreviver

O recém-nascido que foi resgatado por policiais militares após ser abandonado em um terreno baldio em Paraguaçu (MG) superou o índice inicial de 1,25% de chance de sobreviver e já apresenta melhora no quadro de saúde. Mesmo assim, o bebê, resgatado no dia 1º de março mais de 30 horas após ser deixado no local, continua internado no Hospital Alzira Velano, em Alfenas (MG).

Foto: PMMGFoto: PMMG

"Ele chegou com a chance de mortalidade, que é um índice que a gente usa de gravidade em UTI pediátrica, de 98,75% de ir a óbito. Aí foram feitos todos os procedimentos que você faz em uma sequência no tratamento da criança, usando drogas para manter pressão, drogas para manter o coração funcionando, usando antibioterapia, ventilação mecânica. Todo suporte que ele necessitou, foi dado a ele", explica o médico Marcello França, que é coordenador da UTI Pediátrica.

Com isso, o bebê passou de estado gravíssimo para estado grave e já deixou inclusive de utilizar as medicações para controle de pressão e corações. No entanto, o recém-nascido ainda corre risco de morrer.

"Está evoluindo satisfatoriamente, dentro do que a gente esperava. Ele continua grave, mas com evolução muito favorável", salienta França.

O resgate

O bebê foi encontrado em um terreno ao lado de uma casa. A moradora ouviu um barulho estranho e desconfiou. Segundo os moradores, o bebê estava embaixo de uma árvore seca, em cima de uma telha.

Um vídeo gravado pela própria PM registrou o momento em que a criança foi socorrida. O sargento Antônio Carlos Aníbal, que participou do resgate, disse que o menino "é um guerreiro".

O bebê foi levado pelos policiais ao pronto-socorro de Paraguaçu, onde recebeu os primeiros atendimentos, e depois levado pelo Samu para o Hospital Alzira Velano em Alfenas (MG). Ele continua internado na UTI pediátrica em estado gravíssimo.

Mãe confessou

A mãe da criança foi localizada pela Polícia Militar depois de uma denúncia. Ela é uma adolescente de 15 anos, que foi apreendida e levada à delegacia. Durante depoimento, a jovem disse que teve o filho dentro da própria casa na quarta-feira (28) e o deixou no terreno baldio.

Ela afirmou que tomou a atitude por medo da reação da família. O pai da adolescente acompanhou o depoimento. A menina foi liberada após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Com G1 Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos