Menu

Serra das Perobas em Jequitibá pode se tornar unidade de conservação reconhecida pelo IEF

No dia 3 de julho, a secretária municipal de Meio Ambiente de Jequitibá, Poliana Valgas, representando o prefeito Humberto Reis, acompanhada de gestores dos municípios de Jequitibá e Baldim e do professor da UNA Luciano Faria, participou de uma reunião com o diretor geral do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF), Henri Dubois Collet, e o gerente de Criação de Unidades de Conservação do órgão, Paulo Fernandes Scheid, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Foto: PMJFoto: PMJ

Na ocasião, foram discutidos os trabalhos acerca da preservação de áreas de importância histórica, cultural, espeleológica e ambiental nos municípios. “Na oportunidade foi simbolicamente formalizada a solicitação de criação das unidades de conservação, assim como o apoio na elaboração dos estudos e dos planos de manejo para essas áreas. No Caso de Jequitibá, pleiteamos a criação de uma unidade de conservação na região das Perobas”, comenta a secretária Poliana Valgas.

Justificativa

Segundo o ofício assinado pelo prefeito Humberto Reis, a região da Perobas possui várias cavidades, grutas (várias delas já catalogadas por Peter Lund no século XIX) e feições cársticas de relevante interesse histórico, cultural, espeleológico e ambiental, além da importância hídrica para as comunidades, como atividades agrícolas, e por ser uma área de recarga, mantendo perene várias nascentes que desaguam na bacia do Córrego do Riachão, afluente direto do Rio das Velhas. Considera-se também a preservação de expressiva vegetação de cerrado e espécies da Mata atlântica, compondo um complexo bioma.

Com Prefeitura Municipal de Jequitibá



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos