Menu

Passageiro desce do ônibus e salva crianças de van escolar atingida por árvore durante temporal; o motorista não resistiu

O temporal que atingiu Belo Horizonte na noite de quinta-feira provocou uma grave ocorrência na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Sion, Região Centro-Sul da cidade. Uma árvore de grande porte caiu sobre uma van escolar. Cinco crianças que estavam no veículo foram resgatadas sem nenhum ferimento. O passageiro de um ônibus que passava pela via no momento do incidente, salvou os estudantes e conseguiu retirar todos pela janela do veículo. O motorista da van morreu.

Foto: reprodução Hoje em DiaFoto: reprodução Hoje em Dia

“Estava dentro do ônibus, voltando para minha casa. Escutei uns três barulhos de explosão e vi umas luzes. Olhei pela janela e o pessoal estava gritando que a árvore tinha caído. Pedi ao motorista para descer na hora e vim pra cá. Vi que havia cinco crianças dentro da van”, explicou Marcos Henrique de Oliveira, de 22 anos, lutador e socorrista.

O resgate das crianças foi feito pela janela do veículo. “Retirei quatro mais fáceis de tirar pela janela. Depois, fui para a frente, onde uma menina estava presa no cinto de segurança e não conseguia sair. Ela conseguiu puxar o cintoe eu consegui arrancar. Tirei-a por lá mesmo, pela janela. Dei a volta e fui checar o pulso do motorista, mas ele já estava em óbito, infelizmente”, disse. De acordo com Oliveira, as crianças não sofreram ferimentos aparentes. Só ficaram assustadas. “As crianças estavam todas bem, somente em estado de choque. Machucadas, não”, contou o socorrista.

Além da van, outros dois veículos foram atingidos. Marcos Henrique também ajudou os ocupantes a sair dos carros. “Escutei o barulho de uma pessoa tentando abrir o vidro. Fui ao carro do lado e a pessoa disse que não conseguia abrir o vidro nem mexer no banco. Com o cotovelo, estourei o vidro do carro e tirei a pessoa pela janela”, contou.

"A árvore caiu em cima de mim, mas consegui sair do carro", contou Maria Angêla, de 66, que passou por um grande susto. Ela estava indo pra casa com as crianças. "Elas ficaram em estado de choque, mas ninguém se feriu", completou. A família dispensou atendimento médico.

Mais estragos

Além da morte, a forte chuva que atingiu Belo Horizonte na noite de quinta causou vários transtornos na capital, como queda de outras árvores e falta de energia.

Segundo a Defesa Civil e relatos de leitores pelas redes sociais, além das pancadas d'água, houve registro de granizo nos bairros Santa Efigência, Savassi, Serra e Sion, na região Centro-Sul da capital, e também na região Leste.

O Corpo de Bombeiros também recebeu chamados de queda de árvore nos bairros Floresta, Horto, Horto Florestal e Santa Tereza, na região Leste; e Lourdes e Santa Lúcia, na região Centro-Sul. Na rua Domingos Vieira também houve registros de árvores que caíram e complicaram o trânsito na Savassi. Por volta das 23h, a avenida Getúlio Vargas foi fechada no sentido bairro Serra após uma árvore atingir dois carros. Não há informações sobre feridos.

Até às 22h20 a corporação não havia divulgado um balanço das ocorrências relacionadas à chuva, mas só na região Centro-Sul houve 75 chamadas geradas, como queda de árvores, inundações e pessoas ilhadas.

Como medida preventiva, a avenida Cristiano Machado foi fechada com cones no acesso para a avenida Vilarinho por causa do risco de transbordamento do córrego. O trânsito ficou bem complicado na região e os motoristas de carros e ônibus ficaram parados, sem condição de seguir. Os passageiros dos coletivos precisaram descer dos coletivos e seguir a pé.

De acordo com a Defesa Civil, a região mais atingida pela chuva foi a Leste, com acumulado de 42,6 milímetros em cerca de três horas. Na sequência, estão a Centro-Sul, com 29,8 milímetros, e a Oeste, com 19,4 milímetros. O maior volume de chuva foi registrado entre às 19h e 19h50.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), informou que o temporal afetou o fornecimento de energia nas regiões Centro-Sul, Oeste, Noroeste, Nordeste e Barreiro. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, há bairros sem luz em Nova Lima e Contagem.

 

 

Com Estado de Minas e Hoje em Dia



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos