Menu

Saiba como bloquear seu telefone que foi furtado ou roubado e preservar informações pessoais

O Governo de Minas lançou em julho de 2018 uma plataforma que permite a quem tiver um aparelho de celular furtado ou roubado, bloquear o aparelho usando apenas o número da linha telefônica e dados pessoais.

O bloqueio de celulares roubados podem ser feitos em até 48h após o registro de ocorrência/ Foto: Reprodução InternetO bloqueio de celulares roubados podem ser feitos em até 48h após o registro de ocorrência/ Foto: Reprodução Internet

A Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (CBLOC) opera em sistema online, hospedado na página da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). O bloqueio pode ser feito em menos de três cliques e deve ser pedido pela internet até 48 horas após o registro da ocorrência.

Conheça mais sobre o sistema:

Como funciona

Solicite o bloqueio do celular roubado ou furtado de forma simples, rápida e segura, em até 48 horas após o registro da ocorrência, que deve seguir anexa ao formulário final da solicitação.

O bloqueio

Ao bloquear o aparelho através da plataforma digital da Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc), além de preservar informações pessoais - mensagens de texto e caminhos diários salvos em aplicativos com GPS, por exemplo – o cidadão contribui para a redução dos roubos e furtos de celulares no Estado.

Com aparelhos inutilizados e sem possibilidade de ativação em nenhuma operadora, o dispositivo perde valor de mercado no mundo no crime.
Apenas o aparelho celular será bloqueado pela Central. Para bloqueio da linha, faça contato direto com a operadora de celular.

Redução de roubos e furtos

A Cbloc também busca inibir o roubo de celulares que ainda não foram vendidos para os consumidores, à medida que lojistas e transportadores podem bloquear aparelhos que foram subtraídos em crimes de roubo de carga, por exemplo.

Quem pode utilizar este serviço?

Cidadão comum, após o registro da ocorrência de furto ou roubo de celular.

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Segurança Pública - SESP

Etapas para realização deste serviço

1 - Registrar a ocorrência policial: procure as autoridades policiais para registrar a ocorrência de furto ou roubo.

2 - Acessar o sistema online da Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc): entre no sistema online e efetue o bloqueio do aparelho, anexando o boletim de ocorrência.

Documentação necessária
O Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) do furto ou roubo do celular.

Valor: gratuito

Quanto tempo leva?

O aparelho será inutilizado, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em até 24 horas.

Dúvidas frequentes

Posso solicitar o bloqueio do celular através da Cbloc depois de 48h do registro da ocorrência?

Não. Apenas serão acatadas as solicitações feitas até 48h após o registro.

O bloqueio através da Cbloc também bloqueia o número?

Não. A Cbloc inutiliza apenas o aparelho. Para o bloqueio da linha, o cidadão deve entrar em contato com a respectiva operadora telefônica.

Posso bloquear um celular perdido através da Cbloc?

Só serão bloqueados através da Cbloc celulares subtraídos por meio de furtos ou roubos. Bloqueios em casos de perda devem ser realizados diretamente na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o número do IMEI.

Consigo bloquear o aparelho sem o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI)?

Sim. É possível boquear apenas com o número do telefone, a partir da vinculação com uma operadora, e o fornecimento de informações pessoais. Para casos em que o aparelho ainda não tenha sido vinculado a uma operadora, será necessário o número do IMEI e o fornecimento de informações pessoais.

Da redação com G1 e Governo de Minas

 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos