Menu

Premiação das melhores cachaças de Minas Gerais será nesta quarta-feira em Belo Horizonte

A premiação do 1º Concurso Cachaça de Minas, que registrou a participação de 64 marcas,será na quarta-feira, (9), às 19h, no auditório B5 do UNI-BH, no Bairro Estoril, em Belo Horizonte. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, participará da solenidade de entrega da Medalha Mérito de Qualidade às bebidas vencedoras.

Serão anunciadas as melhores marcas de três categorias, “Nova/descansada”, Armazenada/envelhecida” e “Premium”. As cinco melhores cachaças de cada categoria poderão ter suas garrafas identificadas com a medalha durante um ano, período de validade do concurso, informa a Federação Nacional dos Produtores de Cachaça de Alambique (Fenaca), idealizadora do concurso. Segundo o presidente da Fenaca, Murilo Albernaz, este é o primeiro concurso realizado no Brasil tendo como parâmetro a Lei Geral das Bebidas Alcoólicas e a Lei da Cachaça de Minas.

“Minas Gerais produz 260 milhões de litros de cachaça de alambique por ano, respondendo por 60% do produto deste segmento no Brasil”, acrescenta o dirigente. “O objetivo do concurso é identificar as melhores marcas comercializadas atualmente. Esperamos impulsionar a cadeia produtiva da cachaça de qualidade, elaborada a partir de conhecimentos técnico-científicos, e divulgar as características do produto aos apreciadores.”

O concurso teve a coordenação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). A comissão julgadora contou com a participação da Universidade Federal do Paraná, responsável pela avaliação de cheiro e sabor da bebida; a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) realizou a análise físico-química das cachaças; já a análise de “Conformidade de Rótulo” foi realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), e a análise da apresentação do produto, rótulos e garrafas, ficou por conta da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi realizado também o teste de degustação, por consumidores indicados pelo Clube Mineiro da Cachaça.


Agência Minas


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos