Menu

Fenômeno natural ‘chuva de aranhas’ é flagrado no Sul de Minas: lindo ou medonho? Veja o vídeo

Um fenômeno natural conhecido como “chuva de aranhas” foi flagrado por um estudante e sua avó, em Espírito Santo do Dourado, região Sul de Minas Gerais, durante a semana passada. No vídeo, é possível ver milhares de aranhas descendo da fiação de postes de um sítio na zona rural da cidade.

Foto: Youtube/ReproduçãoFoto: Youtube/Reprodução

Dona Jercina Martinelli, avó de João Pedro, que também filmou o fenômeno, conta que nunca tinha visto nada parecido. “Estávamos passando pela estrada que leva até ao meu sítio, quando avistamos milhares de aranhas”. Quando perguntada se não ficou com medo, a moradora surpreende: “Foi um momento lindo!”.

A avó explica que as aranhas ainda estão no local. “Já filmei durante alguns dias, e elas continuam nos postes, com uma teia gigante. Elas aparecem no fim da tarde, em dias de calor”.

Fenômeno acontece no calor extremo

De acordo com a bióloga Thaiz Moreira, o fenômeno acontece em épocas de muito calor e alta umidade, combinação que auxilia na fixação das teia de maneira uniforme. As responsáveis pela “chuva de aranhas” são as “Tecedeira-sombria” – e são as fêmeas que tecem as teias gigantes.

“É uma tática para aumento da área para captura de alimentos, geralmente insetos. Os fios de seda fazem o papel de paraquedas, por isso, a ‘chuva de aranhas’ também é chamada de ‘balonismo'”, diz a bióloga ao portal Terra do Mandu.

A profissional ainda alerta sobre o aumento da população de aranhas, por falta de predadores naturais, em decorrência do desaparecimento de árvores frutíferas, que estão sendo substituídas por pastagens. “Essas árvores eram abrigo de morcegos e aves, principais predadores das aranhas”. A bióloga reforça que é fenômeno é natural e faz parte da cadeia alimentar inteligente.

Assista ao vídeo:

 

Com BHAZ



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos