Menu

Sisu 2019: mais de 6 mil vagas estarão disponíveis para a UFMG

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e tenham obtido nota superior a zero na redação podem concorrer a uma das 6.339 vagas dos cursos de graduação da UFMG, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Foto: Lucas Braga / UFMGFoto: Lucas Braga / UFMG

Em todo o Brasil, de acordo com o Ministério da Educação, o processo seletivo Sisu oferta 235.476 vagas, em 129 instituições. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, do dia 22 até o dia 25 de janeiro.

Conforme a UFMG, todas as vagas, com ingresso nos dois semestres letivos, serão preenchidas.

Reserva de vagas

Por lei, 50% das vagas de cada curso de graduação destinam-se aos egressos da escola pública. Assim, em 2019, 3.167 vagas estão abertas para ampla concorrência e 3.172, reservadas a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino.

Esses candidatos são classificados inicialmente em dois estratos socioeconômicos: renda familiar bruta mensal per capita inferior a 1,5 salário mínimo e superior a esse patamar. Em seguida, eles devem indicar se têm ou não deficiência e a opção pelo recorte étnico-racial, declarando-se ou não negros (pretos e pardos) e indígenas. Com isso 50% de vagas reservadas são distribuídas entre oito modalidades de cotas.

Registro acadêmico

Os candidatos aprovados, com ingresso nos dois semestres letivos, farão registro acadêmico, via internet, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, e serão convocados para realizar o procedimento presencial de apresentação dos documentos em datas que serão divulgadas na página Sisu UFMG.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no Enem 2018. Ao fim do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Exame, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas), e indica os selecionados.

 

Com Hoje em Dia



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos