Menu

Cerca de 200 cidades mineiras devem cancelar carnaval por causa da crise, diz AMM

A crise financeira o atraso dos repasses do governo do estado para os municípios deve afetar o carnaval em Minas Gerais, em 2019. A Associação Mineira de Municípios (AMM) acredita que cerca de 200 cidades do interior do estado devem cancelar a folia.

Foto: Raquel Freitas/G1Foto: Raquel Freitas/G1

Uma das cidades onde não haverá festa com apoio da prefeitura é Sete Lagoas, na Região Central. De acordo com a administração municipal, o estado deve cerca de R$ 250 milhões ao município, que já decretou calamidade financeira; as folhas de pagamento de dezembro e o décimo terceiro não foram pagos e cerca de 10% dos salários de janeiro também ainda não foram quitados. Conforme a Prefeitura, apenas festas de pré-carnaval de iniciativas privadas serão realizadas na cidade.

Conselheiro Lafaiete, também na Região Central, é outra cidade que cancelou a festa. Após analise da “conjuntura atual e todos os aspectos referentes à situação do município ocasionada pelo atraso de repasses de recursos por parte do Governo do Estado e, ainda em respeito e solidariedade às inúmeras famílias lafaietenses que perderam seus entes na tragédia ocorrida em Brumadinho, não há ambiente e nem recursos para a realização do carnaval oficial que, além de todos os desafios, demanda investimentos significativos”, disse a Prefeitura em nota. Apesar do cancelamento por parte da Prefeitura, blocos devem desfilar na cidade.

Já na Região Metropolitana, dois exemplos de cidades que já cancelaram o carnaval por causa da crise é Santa Luzia e Lagoa Santa.

Em Lagoa Santa, o estado deve cerca de R$ 28 milhões em repasses e a cidade já anunciou o cancelamento do carnaval realizado pela prefeitura. A única ação do executivo para a festa é a liberação de alvarás para iniciativas privadas. A Prefeitura de Santa Luzia segue a mesma linha.

Na contramão das cidades que cancelaram o carnaval, a histórica Mariana, na Região Central, decidiu por manter a tradição da folia na cidade, que dará enfoque, neste ano, a artistas e artesãos locais.

Na capital, Belo Horizonte, a festa promete ser grande. A Prefeitura afirmou em coletiva que espera que 4,6 milhões de pessoas participem do carnaval da cidade.

De acordo com a Belotur, serão 23 dias de folia e, oficialmente, a partir deste sábado (16) já é carnaval em BH. O prefeito Alexandre Kalil (PHS) falou sobre a alegria da festa, mas lembrou do momento de tristeza com a tragédia da Vale em Brumadinho.

“Obviamente o carnaval não será o mesmo dos anos anteriores, ele será muito maior e muito triste. Acontece que o carnaval se tornou um evento da cidade, a vida tem que seguir o seu fluxo, por mais dolorido que esteja”.

Com G1



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos