Menu

Risco em barragem força autoridades a fechar trecho da BR-356

A elevação da barragem Vargem Grande, da Vale, para o nível 2 (estado de alerta) causa problemas para os motoristas que passam pela BR-356. A rodovia foi fechada por volta das 17h dessa quarta-feira (20) entre o Km 35, na região da Lagoa das Codornas, e o Km 50, no portal de Itabirito. A Polícia Militar e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) interditaram o trecho.

 Foto: Léo FontesFoto: Léo Fontes

Como opção, os condutores de veículos leves podem passar pela MG-030, transitando por Nova Lima e Rio Acima. O desvio aumenta a viagem em 43 quilômetros. Já os caminhões e carretas devem optar pela BR-040, na altura de Congonhas, no sentido Ouro Branco, seguir para a MG-443 e pela MG-129 até Ouro Preto e voltar a Itabirito. O acréscimo, neste último caso, é de 80 quilômetros.

Os veículos pesados também podem acessar a comunidade de Lobo Leite, na BR-040. Por este caminho, eles podem acessar a MG-030 e encurtar a viagem em 40 quilômetros. Contudo, o trecho é de estrada de chão.

"Há discussões para ver se conseguimos criar outras alternativas. Mas a Polícia Militar e a Defesa Civil, em face da vida das pessoas, optou por fazer essa interrupção. Até porque, se houver um rompimento, em menos de quatro minutos a BR-356 é atingida. Então, é um tempo muito pequeno para fazer qualquer tipo de retirada", informou o major Flávio Santiago, porta-voz da PM. "A PM sempre atuará na vanguarda e na proteção à vida. Essas interdições são necessárias para proteger o maior patrimônio da nossa sociedade: a vida.", prosseguiu.

Segundo a prefeitura de Nova Lima, onde está a barragem, 38 famílias da região de Rio de Peixe foram evacuadas. A área está bloqueada para acessos.

Em caso de rompimento, Vargem Grande, de acordo com os mapas da Vale, levaria rejeitos até a BR-356, na Lagoa das Codornas, seguiria encaixada por esse vale na direção dos condomínios de Nova Lima, entraria perto do Capitão do Mato, Miguelão, entraria no Rio do Peixe e cairia no Rio das Velhas.

É importante destacar que o Rio do Peixe é um dos mais importantes em abastecimento do Alto Velhas, antes da captação da Região Metropolitana, em Bela Fama.

Foto: Arte/Hudson FrancoFoto: Arte/Hudson Franco

Com Estado de Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos