Menu

Onze funcionários envolvidos no desastre da Vale em Brumadinho se entregam à polícia

Os onze funcionários da Vale envolvidos no desastre de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se apresentaram na manhã desta quinta-feira (14) na Delegacia Especializada de Crimes contra o Meio Ambiente, na capital mineira. A expectativa, de acordo com a polícia, é que os dois funcionários da TUV Sud - empresa que atestou a segurança da barragem - se apresentem ainda nesta quinta-feira.

 Foto: Reprodução/TV Globo/ Envolvidos em desastre da Vale se apresentam em delegaciaFoto: Reprodução/TV Globo/ Envolvidos em desastre da Vale se apresentam em delegacia

A 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decidiu nessa quarta-feira (13) que os 13 investigados que haviam sido presos e liberados voltem para a cadeia. No julgamento do mérito de 12 habeas corpus, um deles duplo, os desembargadores indeferiram os pedidos para revogação da prisão temporária.

Os mandados de prisão foram expedidos no fim da manhã desta quinta-feira. Os advogados dos envolvidos disseram que eles irão se apresentar e que vão recorrer da decisão.

O primeiro grupo, com três funcionários da Vale e dois da TUV Sud, foi preso dia 29 de janeiro e liberado no dia 05 de fevereiro. O segundo grupo, de oito funcionários da Vale, foi preso em 15 de fevereiro e solto no dia 27 do mesmo mês. Todas as solturas ocorreram por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Foto: Reprodução/TV Globo/ Barragem 6 do complexo da Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho, depois da tragédia Foto: Reprodução/TV Globo/ Barragem 6 do complexo da Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho, depois da tragédia

No julgamento, as defesas argumentaram que os investigados estão colaborando com a força-tarefa, que investiga o rompimento – ocorrido em 25 de janeiro –, disseram ainda que os investigados estão à disposição da Justiça e que não há fundamentação para as prisões, que elas são desnecessárias e ilegais.

Já os desembargadores, que foram unânimes na decisão, argumentaram que houve elevada gravidade no delito, que as prisões são necessárias para o andamento do inquérito, a busca de esclarecimentos, a reunião de provas e visam assegurar resultados práticos para trabalho da força-tarefa.

Saiba quem são os 13 envolvidos

1.Alexandre de Paula Campanha - Gerente-executivo da geotecnia corporativa da Vale

2.André Jum Yassuda - engenheiro da TUV SUD

3.Artur Bastos Ribeiro - Gerência de geotecnia

4.Cristina Heloiza da Silva Malheiros - Gerência de geotecnia

5.Felipe Figueiredo Rocha - Setor de gestão de riscos geotécnicos

6.Cesar Augusto Paulino Grandchamp - geólogo da Vale

7.Makoto Namba - engenheiro da TUV SUD

8.Hélio Márcio Lopes de Cerqueira - Setor de gestão de riscos geotécnicos

9.Joaquim Pedro de Toledo - Gerente-executivo da geotecnia operacional da Vale

10.Marilene Christina Oliveira Lopes de Assis Araújo - Setor de gestão de riscos geométricos

11.Renzo Albieri Guimarães Carvalho - Gerência de geotecnia

12.Ricardo de Oliveira - gerente de Meio Ambiente Corredor Sudeste da Vale

13.Rodrigo Artur Gomes Melo - gerente executivo do Complexo Paraopeba da Vale

Com G1MG



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos