Menu

Prédio comercial pega fogo na Praça Sete, Centro de BH

O Corpo de Bombeiros combate um incêndio no 20º andar do Edifício Clemente de Faria, prédio comercial na Avenida Afonso Pena, na Praça Sete, Centro de Belo Horizonte, no início da tarde desta quarta-feira (19). O prédio fica na esquina com a Rua Rio de Janeiro. Segundo os bombeiros, nove pessoas foram levadas para o Hospital João XXIII e para Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).

Incêndio em prédio comercial na Praça Sete, centro de Belo Horizonte — Foto: Camila Oliveira/Arquivo pessoalIncêndio em prédio comercial na Praça Sete, centro de Belo Horizonte — Foto: Camila Oliveira/Arquivo pessoal

Militares que estão no prédio disseram que nos andares superiores há pessoas que não conseguiram descer por conta da grande quantidade de fumaça.

De acordo com o Hospital João XXIII, as pessoas atendidas por inalação de fumaça estão conscientes e o estado de saúde delas é estável. Não há informações sobre o estado de saúde de outros atingidos pela fumaça que foram para as UPAs.

Por volta de 13h30, os bombeiros informaram que a situação estava controlada, mas ainda havia chamas. Às 14h, um dos bombeiros disse que, à primeira vista, o incêndio foi causado por um problema no sistema de climatização. O fogo não colocou o edifício em risco e ele não deve ser interditado, mas ele foi totalmente esvaziado.

A Coordenadoria de Defesa Civil de Belo Horizonte disse que vai vistoriar o local. O edifício ao lado, Balbina Camila de Araújo, também foi totalmente evacuado.

Corpo de Bombeiros combate a incêndio em prédio comercial na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte — Foto: Marcella Gasparete/G1Corpo de Bombeiros combate a incêndio em prédio comercial na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte — Foto: Marcella Gasparete/G1

O trânsito na Avenida Afonso Pena está fechado no sentido Mangabeiras. O desvio está sendo feito pela Rua Curitiba/Avenida Amazonas e Rua Tamoios.

A corporação informou ainda que o prédio não tem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCD), documento obrigatório para comprovar que a edificação se enquadra em critérios de segurança. 

Segundo os bombeiros, o edifício deu entrada no projeto junto à corporação, mas não solicitaram a vistoria para comprovar se as medidas foram tomadas.

O Edifício Clemente de Faria é de estilo modernista, com projeto de Álvaro Vital Brasil que foi premiado na 1ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. O prédio abrigou o antigo Banco da Lavoura.

Relato

Uma das funcionárias do condomínio, Tânia Alair, contou a reportagem que ajudou no combate do incêndio antes da chegada do Corpo de Bombeiros.

Ela contou que estava na sala ao lado da que pegou fogo e que tomou providências de segurança no prédio. Junto com um homem que esta na sala do incêndio, Tânia pegou extintores e a mangueira de combate a chamas para tentar controlar o incêndio.

Tânia Alair, funcionária do prédio comercial onde uma sala pegou fogo, no centro de Belo Horizonte — Foto: Marcella Gasparete/G1Tânia Alair, funcionária do prédio comercial onde uma sala pegou fogo, no centro de Belo Horizonte — Foto: Marcella Gasparete/G1

"Infelizmente, a sala era só papel. Alastrou muito rápido. Quando eu vi que estava muito escuro já o andar de fumaça, a minha preocupação foi desligar tanto os elevadores quanto, desligar a chave geral dos elevadores no 25 [andar] e depois fui pro subsolo que eu fui desligar a energia geral do prédio. E aí eu desci e eles não me deixaram mais subir", disse a mulher.

Tânia ainda contou que uma das ascensoristas foi socorrida ao Hospital João XXIII, porque inalou fumaça. Esta mulher está consciente e passa bem.

Com G1



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos