Menu

Canudinho com doce de leite, cajuzinho, doce de abóbora. Deu fome? Conheça nosso Orgulho de Minas

Exemplo de disposição, Chico Doceiro esbanja energia e afirma que seus admirados doces na verdade têm apenas um segredo: a paciência.

“É amor!”. Gritou a cliente atrás do balcão ao ouvir a pergunta “Qual é o segredo de seus doces?” direcionada ao Sr. José Francisco de Paula Xavier, mais conhecido como Seu Chico Doceiro. Famoso por seus canudinhos com doce de leite, Seu Chico está nessa profissão há 45 anos com determinação e muita, mas muita disposição.

De um lado para o outro, seu Chico, mesmo na hora de dar a entrevista, não parava. Tudo isso para não deixar o doce de leite queimar. Afinal, se queimasse como os turistas portugueses vão comprá-los? Seus famosos doces são conhecidos não só pelos mineiros, mas também por turistas de todo país e do exterior.
Chico Doceiro



Um grande alcance para alguém que nasceu no pacato distrito de Bichinho, há dez quilômetros de Tiradentes. De lá para cá passou por várias mudanças e fases difíceis, a maneira encontrada por ele para vencer a dificuldades financeiras foi começar a fazer doces para vender.

Primeiro, ele e a mulher produziam os canudinhos com doces de leite. Depois que conseguiu clientes fixos na cidade de São João del-Rei, chamou as duas sobrinhas para ajudar. A vida passou, sua família aumentou e hoje ele mora na cidade de Tiradentes onde produz doces todos os dias. E agora a variedade de doces aumentou com os de abóbora, cajuzinhos e outros vários quitutes típicos da culinária mineira.

Atualmente com 80 anos e uma família que já inclui bisnetos, Seu Chico ainda dá aula de bom humor e não perde o pique. Para ele a força vem dos seus clientes: “A freguesia é que me dá saúde”, diz o mestre dos doces com um sorriso no rosto. Quem quiser tentar fazer a receita em casa, seu Chico afirma é não é preciso nada além de paciência, pois é na verdade muito simples, e aproveita para dar umas dicas.
 
" />" width="550" height="330">

 
blog.mg.gov.br


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos