Menu

11 anos de Lei Seca: MG ainda registra mais de 5 mil acidentes por ano com motoristas bêbados

Onze anos após a promulgação da Lei Seca, Minas Gerais ainda registra mais de cinco mil acidentes de trânsito por ano causados pelo conjunto bebida alcoólica e direção. A legislação completou 11 anos na última quarta-feira (19).

Garrafa de uísque quase vazia foi encontrada em carro de motorista que provocou série de acidentes em BH, em 2018 — Foto: Reprodução/ TV GloboGarrafa de uísque quase vazia foi encontrada em carro de motorista que provocou série de acidentes em BH, em 2018 — Foto: Reprodução/ TV Globo

De acordo com o Observatório de Segurança Pública Cidadã, da Secretaria de Segurança Pública do estado, 5.015 acidentes envolvendo álcool foram registrados em 2018. Noventa pessoas morreram.

Mas, mesmo com números alarmantes, a Lei Seca continua sendo um importante instrumento de combate à violência de trânsito. Os dados do observatório apontam que, de 2015 para 2018, o número de acidentes, de feridos e de mortos em ocorrências enquadradas na Lei Seca tem caído.

O especialista em trânsito Osias Baptista considera que um elemento que tem ajudado muito a sociedade a respeitar a Lei Seca é o surgimento de transporte individual por aplicativos de celular.

“A pessoa ganhou a conveniência de não se preocupar com estacionamento, ganhou a segurança de não ter que andar a pé até o carro e ganhou a segurança de não ter o seu carro roubado ou arrombado”, observou o especialista.

Osias analisou que a conveniência dos aplicativos, que motivou até uma melhora do serviço de táxi, criou um conforto para que as pessoas saiam sem se preocupar se vão beber ou não.

“Nós estamos na capital mundial de botecos [Belo Horizonte]. Aqui, seria preciso uns 500 bafômetros na cidade toda para pegar todo motorista que dirige após beber”, disse.

O especialista acredita que, além da repressão policial por blitz, ações de educação também são necessárias para que todos os atores presentes no trânsito entendam seu papel e cuidem da sua segurança e da do outro.

Com G1



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos