Menu

PRF já apreendeu mais cocaína em 2019 que em todo o ano passado em Minas

A luta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o tráfico de drogas ganha cada vez mais rounds em 2019. A corporação alcançou, nesta segunda-feira (22), a marca de 268 quilos de cocaína apreendidos neste ano – número superior aos 247 quilos retirados de circulação em 2018 inteiro e aos 193 apreendidos nos 12 meses de 2017.

Droga apreendida nesta segunda, em Contagem, na Grande BH (foto: Divulgação/PRF)Droga apreendida nesta segunda, em Contagem, na Grande BH (foto: Divulgação/PRF)

A marca foi batida em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde os militares apreenderam 31 quilos da droga na BR-040. A estatística chama atenção quando combinada com os dados de maconha apreendida neste ano, que também já superaram o total do ano passado, conforme mostrado pelo Estado de Minas no início do mês.

No caso desta segunda, em Contagem, a droga estava dividida em tabletes. O que chamou a atenção dos agentes é que, junto ao entorpecente, estavam cartas de baralho com o desenho animado Galinha Pintadinha. O veículo foi parado por agentes da PRF. Ao fazer as buscas, eles encontraram drogas escondidas em um compartimento secreto atrás dos bancos do passageiro e do motorista. Cães farejadores ajudaram no encontro da carga ilícita. Um homem, de 37 anos, foi preso.

Só no mês de julho, o Estado de Minas noticiou outra apreensão de cocaína. Em Pirapora, no Norte do estado, um homem de 38 anos e uma jovem de 18 foram detidos por transportar 23 tabletes de pasta base de cocaína, o que totaliza cerca de 23 quilos da droga. Segundo a PRF, a dupla planejava transportar cocaína de Jaú (SP) para Ilhéus (BA), passando pela BR-365, onde foi detida na altura do Km 165.

Maconha

A PRF também já bateu, neste ano, toda a apreensão de maconha do ano passado. São 16,5 toneladas contra as 14 do ano anterior e as 4,2 de 2017. Neste fim de semana, a corporação apreendeu 342 tabletes de maconha na tarde de domingo. O caso aconteceu na altura do Km 534 da BR-381, em Itatiaiuçu, na Grande BH. A carga totalizava aproximadamente 200 quilos.

Ainda neste mês, policiais trocaram tiros com traficantes em Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata. A ocorrência terminou com a apreensão de 600 quilos de maconha. A droga estava escondida em um caminhão encontrado dentro de uma propriedade às margens da BR-267. Um suspeito foi detido.

Já Sabará, na Grande BH, 84 tabletes de maconha, pesando entre 40 e 50 quilos, foram apreendidos na altura do Km 452 da BR-381. A droga estava num carro que transportava três crianças.

Rotas

Levantamentos da PRF no estado indicam o destaque de duas rotas em relação à maconha e à cocaína. Normalmente, os entorpecentes passam pelo Triângulo Mineiro nos transportes de grandes quantidades.

Em volumes menores, há uma rota importante que usa ônibus de viagem entre o estado de São Paulo e o Nordeste do Brasil.

A corporação atribui o aumento a uma série de ações, que, juntas, tem deixado o trabalho de fiscalização em busca de drogas mais efetivo. A intensificação do uso de cães farejadores, o investimento em especialização e qualificação dos policiais e a criação do chamado Grupo de Policiamento Tático (GPT) em diferentes delegacias da PRF no estado são exemplos que contribuem para o resultado.

Além disso, o uso mais intenso da inteligência ajuda bastante, na avaliação do inspetor Aristides Júnior, chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF em Minas. “Por sermos uma polícia federal, temos a facilidade de trocar informações com todas as nossas unidades do país. Aí entra nossa área de inteligência, que faz esse trabalho de intercâmbio não só entre a agentes da própria PRF nos estados, mas também com outras forças policiais”, afirma.

Com Estado de Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos