Menu

Mineradoras prometem descomissionamento de barragens até 2021

A um mês do fim dos trabalhos, membros da CPI das Barragens da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) se reuniram no fim da manhã desta terça-feira (23), para promover as oitivas com representantes das empresas CSN Mineração e AngloGold Ashanti. Somadas, as duas empresas operam em seis barragens de rejeitos na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo do colegiado, que foi formado em fevereiro desse ano, após a tragédia de Brumadinho, é avaliar possíveis riscos ao abastecimento de água na capital mineira.

Foto: Fred MagnoFoto: Fred Magno

Durante a reunião, representantes das duas empresas fizeram uma exposição de aproximadamente 40 minutos com o objetivo de apresentar as áreas que seriam atingidas em um possível rompimento e as medidas de segurança adotadas para a prevenção de tragédias.

“O importante foi principalmente saber que, no caso por exemplo de rompimento de alguma barragem, principalmente da CSN, que tem a Casa de Pedra, que pode atingir o Rio das Velhas, ou da Mina Fernandinho, que pode atingir o Paraopeba, a informação e de que vai aumentar a turbidez. Essa turbidez vem com metais pesados, o nível poder ser até 3 mil vezes o que se tem, é um risco”, explica o vereador Irlan Melo (PL).

Apesar de não conversarem com a imprensa, os representantes da CSN Mineração e da AngloGold Ashanti afirmaram durante as oitivas que as regras de segurança atuais são suficientes para evitar tragédias como a de Brumadinho. Uma das medidas, é o descomissionamento das barragens e a filtragem dos rejeitos. A promessa é de que até 2021 as seis barragens estejam descomissioandas.

"Nós não podemos viver mais com essas verdadeiras bombas relógio que são as barragens amontante. Outra coisa é saber que se trabalhar com barragens a filtragem e não barragens da forma que vem sendo feita, é dez vezes mais caro. Isso explica porque as mineradoras não estavam utilizando esse sistema, ou seja, estavam valorizondo o lucro en detrimento da vida humana e isso vai ser colocado no meu relatório", pontuou o vereador Irlan Melo.

A CPI tem até o dia 23 de agosto para apresentar as conclusões dos trabalhos.

Com Super Notícia



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos