Menu

Sistema Rio das Velhas entra em estado de restrição e região metropolitana de BH entra em estado de alerta

Rio das Velhas entrou em estado de restrição de uso, desde o município de Santo Hipólito(MG), na Região Central de Minas, até foz, em Pirapora(MG), no Norte do Estado. Ponto que abastece a RMBH está em estado de alerta.

Foto: Reprodução/Internet/ Foto: Reprodução/Internet/

Nesta quinta-feira (19), às 9h, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) concederá entrevista coletiva para esclarecer sobre os estados de alerta e restrição de uso atestados pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) sobre o Rio das Velhas nessa semana.

Em meio a uma estiagem extensa em que passa o estado, e com clima quente, o que favorece o alto consumo de água pela população, a vazão do Rio das Velhas tem registrado níveis críticos. No ponto de captação da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) no Sistema Bela Fama, em Nova Lima, responsável pelo abastecimento de cerca de 60% da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), somente em setembro por três vezes a vazão esteve abaixo dos 10m³/s, entrando oficialmente em estado de alerta – conforme Deliberação Normativa n° 49 de 2015 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

De acordo com o Comitê, o rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho agrava a situação, pois inviabilizou parte da captação no Rio Paraopeba, o que tem sobrecarregado ainda mais o Rio das Velhas.

Do município de Santo Hipólito (MG), até a região da foz, próximo de Pirapora, a situação é ainda mais grave. Nessa terça-feira (17), o IGAM reconheceu o estado de restrição de uso para captações de água nesse ponto. Com isso, a redução do volume diário de água concedido pode variar de 20% a 50%, dependendo da finalidade.

Nesse trecho do Rio, técnicos do CBH Rio das Velhas tem observado a frequente mortandade de peixes e a proliferação de aguapés. O fenômeno, conhecido como eutrofização, resulta numa queda repentina de oxigênio na água e os peixes são os primeiros a serem afetados.

Durante a coletiva de imprensa, o presidente do Comitê, Marcus Vinícius Polignano, irá chamar a atenção para a necessidade de a população contribuir no processo de economia de água; para a importância de se favorecer a produção de água no Alto Rio das Velhas (região de onde sai a água que abastece cerca de 60% da Grande BH), em contraposição aos empreendimentos minerários e imobiliários que prevalecem naquele território; aumentar a segurança das barragens de rejeito localizadas na bacia hidrográfica do Rio das Velhas; dentre outros assuntos.

Com Portal das Gerais



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos