Menu

Epamig apresenta variedades melhoradas de cana-de-açucar

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-

Epamig apresenta variedades melhoradas de cana-de-açucar. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realizou, na última quinta-feira, 30, na Fazenda Experimental de Santa Rita (FESR), em Prudente de Morais, o 3º Dia de Campo “Cana-de-açúcar”. Quase duzentos produtores rurais da região conheceram em quatro estações no campo: “avaliação agronômica: variedades melhoradas de cana-de-açúcar sob irrigação e sequeiro”; “irrigação da cultura cana-de-açúcar”; “formação e conduta do canavial” e “utilização da cana-de-açúcar na alimentação de bovinos”. Os participantes visitaram o viveiro de cana-de-açúcar da FESR.

 

O pesquisador da EPAMIG, Geraldo Macêdo apresentou resultados do projeto de pesquisa realizado desde 2002 que avalia o comportamento de variedades melhoradas de cana-de-açúcar, sob irrigação e sequeiro, quanto a características agronômicas e nutricionais de importância na alimentação de bovinos. “Nós fizemos uso da irrigação em diversas variedades de cana e elas mostraram que mesmo tendo um teor de fibra mais elevado o desempenho do animal foi melhor”, avalia.

Na FESR, a variedade RB 86-7515 teve alto potencial produtivo sob irrigação. Segundo Macêdo, as fêmeas mestiças ¾ oriundas de rebanhos leiteiros, alimentadas com esta variedade, tiveram excelente desempenho. “A fibra que estava mais elevada na cana irrigada foi mais digestiva, permitindo que o animal consumisse maior quantidade e ingerisse mais açúcar. Dessa forma o animal converteu mais nutrientes da cana, melhorando seu desempenho”, explica.

O produtor de leite em Sete Lagoas, Afonso da Silva, participou do evento em busca de uma alternativa para alimentação do seu gado. “Pretendo tratar meu gado com mais cana do que milho”, conta. Já o produtor de cana, João Lamounier, participou do Dia de Campo para conhecer as variedades de cana recomendadas para usina de álcool. “Comecei esta atividade a pouco tempo. Tenho um projeto de produzir álcool em pequena escala para meu próprio consumo e dos meus vizinhos”.

Cana-de-açúcar na alimentação bovina

Na estação “utilização da cana-de-açúcar na alimentação bovina” o pesquisador da EPAMIG José Joaquim Ferreira apresentou vantagens e desvantagens da alimentação bovina com o Concentrado Nitromineral EPAMIG-cana e com Concentrado Nitroprotéico EPAMIG-cana. Segundo Joaquim em uma análise realizada em 42 dias, os animais que receberam estes concentrados apresentaram maior ganho de peso e melhor conversão de alimento consumido e de sal mineral ingerido.


Fotos: Samantha Mapa/EPAMIG



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos