Foi aprovado em turno único na Câmara Municipal o anteprojeto de lei de autoria do vereador Ismael Soares, PSOL, que autoriza o poder executivo a construir um cemitério ou crematório público para animais. A proposta foi uma das 33 apresentadas e aprovadas na reunião parlamentar da última terça-feira, 08. No encontro foram divulgadas ainda outras 83 matérias entre pedidos de providência, requerimentos, moções e indicações.
Como justificativa para a proposta, Ismael explica que Sete Lagoas não possui um “lugar onde as famílias possam enterrar adequadamente os seus animais de estimação mortos”. Além cunho sentimental, segundo o vereador, a medida tem também caráter ecológico e de saúde pública. “Diariamente dezenas de animais são deixados ou jogados nas vias públicas em sacos de lixo para recolhimento do serviço de coleta de lixo municipal uma vez que inexiste a alternativa de enterrá-los em local apropriado”, explica.
Agora a proposta de Ismael segue para apreciação do prefeito Marcio Reinaldo. Se o chefe do executivo entender que o projeto é de relevância para o município ele voltará para a Câmara como projeto de lei para ser novamente apreciado e votado pelos vereadores.
Outros projetos aprovados em redação final foram o do vereador pastor Fabrício, PMN, que prevê sanções administrativas aos estabelecimentos comerciais que fornecerem brinquedos ou réplicas de armas de fogo a crianças e o projeto de extinção da Seltur.
Por Marcelo Paiva