Logo

Vereadores vão a Divinópolis em busca de experiências positivas em mobilidade urbana

Nas ruas o movimento é intenso. Carros, ônibus escolares e coletivos disputam espaço nos horários de pico em Divinópolis, cidade muito parecida com Sete Lagoas em termos de número de habitantes Por isso, o município precisou de muitos projetos para melhorar a mobilidade urbana. Para conhecer esses projetos, os vereadores da Câmara Municipal de Sete Lagoas Cláudio Caramelo (PT), Pastor Fabrício (PMN) e Marli de Luquinha (PMN) visitaram a cidade, na quarta-feira, 9.

"Recentemente eu e o vereador Caramelo apresentamos um Anteprojeto de Lei sobre a recuperação e conservação das calçadas de Sete Lagoas, há muito deterioradas. Conversando com o prefeito, ele analisou e nos sugeriu que conhecêssemos Divinópolis, pois ele gostou muito do que foi implantado na cidade", disse Marli de Luquinha.

Vereadores pretendem se espelhar em projetos de Divinópolis / Foto: DivulgaçãoVereadores pretendem se espelhar em projetos de Divinópolis / Foto: Divulgação

Os vereadores aproveitaram a visita para conhecer a Câmara Municipal da cidade, a infraestrutura do plenário, a TV Câmara local e o regimento interno da Casa Legislativa. "Vi que a dinâmica da reunião é parecida com a nossa, inclusive com as dificuldades em relação a horários, prazos, número de pedidos. Foi muito bom o intercâmbio", comentou Cláudio Caramelo.

De lá, os parlamentares sete-lagoanos foram conhecer a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte. Um dos projetos que chamou a atenção dos edis trata da forma de gestão do sistema de transporte público. "Em Divinópolis não há uma detentora única do transporte. São oito empresas participantes do consórcio e a distribuição entre elas é de comum acordo dentro do previsto no edital. É muito diferente da nossa realidade, mas acreditamos que o caminho é esse. Passar por um processo de licitação para que mais empresas concorram ou se agrupem em um consórcio", sugere Pastor Fabrício.

Mas o que mais chamou a atenção dos vereadores foi a Usina de Projetos, uma Superintendência com status de Secretaria Municipal, responsável por elaborar projetos de infraestrutura urbana e captar recursos junto aos órgãos competentes. "Há pessoas dedicadas a trabalhar nesses projetos, fazendo com que você possa se dedicar a pensar como a cidade vai se desenvolver a partir do que foi planejado", explica o gerente de Projetos da Prefeitura, Cleiton José de Souza. "Vamos levar essa ideia para o prefeito. Devemos copiar as coisas boas", emendou Cláudio Caramelo.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Simonides Quadros, a troca de experiências também será útil para Divinópolis. "Quero visitar Sete Lagoas para saber como funciona o Olho Vivo. Estamos começando a implantar esse sistema aqui. Acredito que em torno de 20 dias devo visitar a cidade", afirmou.

Ascom Câmara



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks