Logo

Projeto de lei prevê implantação de centro de atendimento e referência da mulher

O Anteprojeto de Lei nº177/2013 de autoria do vereador Pr. Fabrício propõe a criação de um centro de atendimento e referência da mulher. Segundo o texto o centro atuaria no acolhimento psicológico e técnico de mulheres que passaram por situações de violência contra a mulher e a família.

Os dados registrados na delegacia da mulher em Sete Lagoas são alarmantes, de abril de 2013 a fevereiro de 2014 foram registrado 1171 casos de violência contra a mulher, sendo 579 violência psíquica (ameaças), 584 violência física e agressão e 8 estupros.

Vereador Pr Fabrício (a esquerda) / Foto: DivulgaçãoVereador Pr Fabrício (a esquerda) / Foto: Divulgação


Como ainda não existe na cidade um centro de referência dedicado exclusivamente aos atendimentos desses casos o acolhimento e o acompanhamento psicológico das vítimas é feito através da equipe da delegacia da mulher.

“Nós temos uma demanda muito grande, e por mais que estejamos tomando frente desses problemas, somos policiais, não psicólogos. Não temos capacitação profissional para tratar desses assuntos”, explica a delegada Daniela dos Santos.

A idéia é que o Centro de Referência da Mulher seja um local onde a vítima será acolhida, através da apuração dos casos de violência, do acompanhamento profissional, das vítimas e dos familiares, capacitação para geração de renda, garantindo a subsistência e autonomia das vítimas.

A proposta de criação do centro na cidade já foi apresentada pelo vereador Pr. Fabrício e pela Dra. Daniela dos Santos à Coordenadora Estadual de Políticas para Mulheres, a Sra. Eliana Piola que demonstrou apoio a causa.

Outra parte da proposta busca também promover um dialogo com o agressor como explica Piola, “é necessário trabalhar a outra ponta, dialogar com o agressor. E esse diálogo tem surtido resultados melhores que o simples aprisionamento dos mesmos”.

O Anteprojeto de Lei ainda segue em tramitação na Câmara Municipal, e sendo aprovado seguirá de forma sugestiva ao Executivo Municipal para possível aprovação.


Com informações ASCOM Pr. Fabrício.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks