Logo

Câmara cria comissão para apurar denúncias de sabotagem ao SAAE e serviços da autarquia

O delegado do Sindágua Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento e Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos em Sete Lagoas, Hugo Lyra, foi um dos oradores na reunião da Câmara, desta terça, 9.

Lyra cobrou a prestação de contas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, alegando que “anos atrás foi retirada a autonomia da Câmara em aprovar o aumento da conta de água sob a condição de se prestar contas a cada quatro meses. Essa lei não está sendo cumprida. O aumento da conta de água se torna ilegal”, ressaltou Lyra.

O delegado também criticou a MM, empresa vencedora da licitação para a terceirização de parte dos serviços do SAAE ao valor de R$ 18 milhões anuais.

Foto: Alan JunioFoto: Alan Junio

"A empresa que veio para prestar serviço, não consegue fazer. Os efetivos têm que refazer o serviço. Agora mais do que nunca essa prestação de contas se faz necessária, pois esta empresa recebe por corte de fornecimento”, alegou Lyra contando que há casos de redes com pagamento em dia sendo cortadas.

O vereador Milton Saraiva explicou que apesar de não ser entregue para a Câmara a prestação de contas continua a ser feita. “O Conselho de administração do SAAE que recebe a prestação de contas” explicou enfatizando que em relação a autarquia há que se buscar soluções “não é pra destruir, já destruíram demais no passado”.

O vereador Marcelo Cooperseltta (PMN) solicitou através de uma Comissão Especial a averiguação da denúncia de um morador do bairro Aeroporto sobre a falta de água. "Tem funcionário contratado fechando registros hidráulicos para boicotar o SAAE", alertou. O presidente da Casa, vereador Márcio Paulino (PMN), confirmou a denúncia.

Na tarde desta quarta-feira, 10, um grupo de cerca de 20 moradores do bairro Aeroporto, segundo informações da Polícia Militar, incendiaram pneus em frente a sede do setor operacional do SAAE no bairro. A PM foi acionada e o Corpo de Bombeiros realizou o controle das chamas. Três representantes dos moradores foram recebidos na autarquia para explicações de falta d’água no bairro que já chega há cinco dias.

Manifestação na portaria do SAAE no Aeroporto / Foto: Via Whats AppManifestação na portaria do SAAE no Aeroporto / Foto: Via Whats App

Outros bairros da cidade como Boa Vista, Planalto, JK, Nossa Senhora de Fátima também sofrem com o desabastecimento. O SAAE divulgou nota explicando o trabalho realizado em algumas dessas localidades, veja AQUI.

A comissão para apurar as denúncias será composta pelos vereadores Marcelo Cooperseltta, Milton Martins e Padre Décio (PP).


Da redação com informações ASCOM Câmara.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks