Logo

Dia Mundial da Água será discutido na Câmara Municipal de Sete Lagoas

O lema “Desafios e soluções” será discutido na próxima segunda-feira (23) das 19h às 21h, no Plenário “Deputado Wilson Tanure, na Câmara Municipal em Reunião Especial ao Dia Mundial da Água. O debate será promovido pelos vereadores Dalton Andrade e Cláudio Henrique Nacif Gonçalves (Caramelo).

Reunião para debate sobre a água está marcada para segunda-feira (23) / Foto Ilustrativa: folhavitoria.com.brReunião para debate sobre a água está marcada para segunda-feira (23) / Foto Ilustrativa: folhavitoria.com.br

Ao todo serão seis palestras ministradas pelos palestrantes: reitor do Unifemm, Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho; o professor Juliano Cury, da Universidade Federal de São João del-Rei; Procópio de Castro, do Projeto Manuelzão; Erika Carvalho, engenheira da Emater-MG; Tiago da Silva Oliveira, engenheiro do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a bióloga Salma Gregório, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O convite para o evento se estende a toda população de Sete Lagoas, a entrada é franca e no final das palestras o público poderá fazer perguntas. A seca que atinge lagoas, provoca o desabastecimento de vários bairros e a morte e muitas nascentes serão assuntos do debate.

Para o vereador Dalton Andrade a situação é crítica, mas reversível. Ele aponta que o próprio público pode apontar soluções no encontro com os especialistas. E, ainda, cita experiências bem sucedidas. Uma delas destina o valor equivalente a 0,5% da receita corrente do SAAE por ano para proteger mananciais e córregos que desaguam no Ribeirão Jequitibá, afluente do Rio das Velhas; outra, cria o Programa “Produtor de Água”, cujo modelo vem de Extrema, cidade do Sul de Minas, onde donos de propriedades rurais protegem a natureza e preservam recursos hídricos. Em troca, a prefeitura paga determinado valor mensal pela ação dos produtores de água.

“O próprio diretor­presidente do SAAE anunciou, pela imprensa, que vai colocar em prática a destinação do 0,5% da receita da autarquia na preservação de nascentes e de matas ciliares. Esperamos que essa iniciativa seja tomada”, disse o vereador.


Com ascom Câmara



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks