Logo

Audiência Pública na Câmara discute Segurança e PM promete ampliação do 25°BPM

O aumento de policiais nas ruas, a implantação de uma Região Integrada de Segurança Pública (Risp), falta de patrulha escolar, concurso para investigador de Polícia Civil, e a fiscalização das leis de segurança. Essas foram as principais reivindicações apresentadas pela população durante Audiência Pública na Câmara Municipal realizada pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na noite dessa quinta-feira (14).

De acordo com o autor do requerimento para a Audiência, deputado Douglas Melo (PSC), o aumento da violência na cidade tem ocorrido também em toda a região. O parlamentar fez coro às reivindicações da população, principalmente relativas à falta de policiamento nas ruas. “O que mais precisamos é de segurança e de policiais nas ruas”, disse.

Foto: Ascom CâmaraFoto: Ascom Câmara

Após anúncio no ano passado, Douglas Melo ainda reforçou que Sete Lagoas aguarda a instalação de uma Risp. No entanto, o parlamentar, resignado, lamentou que talvez não aconteça, já que existe a informação de que a Risp pode ser instalada em outra cidade.

Presente na reunião, o delegado regional da Polícia Civil de Sete Lagoas, Juarez Ferreira da Luz, disse que antes de instalar a 19ª Risp do Estado na cidade, é preciso reestruturar suas unidades físicas, além de aumentar o efetivo de funcionários operacionais. Segundo Juarez, existe hoje um déficit de cinco a oito mil servidores na Polícia Civil.

Já a defasagem de policiais militares no Estado é de oito mil servidores, segundo o subsecretário de Promoção de Qualidade e Integração da Secretaria de Defesa Social, coronel Maurício dos Santos. Dos policiais que serão recrutados, Maurício dos Santos disse que 1.600 devem ser enviados para o interior do Estado e Sete Lagoas deverá receber um incremento no efetivo.

Sobre a instalação da Risp na cidade, o subsecretário disse que, no atual momento, será uma perda para a população, já que serão deslocados 32 policiais para atuar em funções burocráticas, atendendo à unidade administrativa. “Risp nesse momento é perda de efetivo”, afirmou.

Foto: Ascom CâmaraFoto: Ascom Câmara

No entanto, a instalação da Risp foi solicitada também pelo presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Pr. Fabrício Nascimento (PMN), e pelo secretário de Segurança, Trânsito e Transporte de Sete Lagoas, coronel Sílvio Augusto de Carvalho. O vereador Fabrício ainda defendeu que o caminho para reduzir a criminalidade é a união das forças de segurança pública.

Para finalizar o encontro, o chefe da 14° RPM se comprometeu a adotar algumas medidas de imediato para que a população perceba, nas ruas, um aumento da presença de militares. O oficial prometeu uma ampliação nas ações do 25° Batalhão e trazer para Sete Lagoas os alunos do curso de formação de soldados que hoje se formam em Curvelo.

O autor do requerimento que originou a Audiência, Douglas Melo, listou uma série de ofícios que serão passados ao Governador Fernando Pimentel como encaminhamentos da reunião. “Ampliação do efetivo das polícias militar e civil. Melhorar a estrutura de espaço físico e no que se refere ao desenvolvimento das atividades como viaturas e equipamentos. Ampliação do sistema de Olho Vivo em Sete Lagoas. Implantação do programa Fica Vivo em Sete Lagoas”, concluiu.


Com Ascom Câmara

 



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks