Logo

Deputados estaduais abusam das faltas no mês de maio

Apesar de ter havido apenas um feriado durante o mês de maio, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) abusaram das ausências na Casa Legislativa mineira. Curiosamente, as reuniões ordinárias que aconteceram perto do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, estão entre aquelas que mais parlamentares estiveram presentes.

Por outro lado, na sessão do dia 14, duas semanas depois do feriado, nada menos que 51 deputados estaduais se ausentaram do plenário. No total, a Assembleia Legislativa possui 77 representantes. Para que uma reunião possa acontecer normalmente, ou seja, com os projetos sendo apresentados, discutidos e votados, é necessário ter o quórum mínimo de 39 parlamentares presentes.

Foto IlustrativaFoto Ilustrativa

Entre os mais faltosos estão os deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT) e João Magalhães (PMDB). Ambos faltaram a sete reuniões ordinárias – mais da metade das 12 que aconteceram na ALMG.

De acordo com a assessoria de Alencar, o parlamentar faltou porque participou do congresso da AMM e viajou para a China em missão oficial. Já o gabinete de Magalhães afirmou que o deputado esteve presente, por muitas vezes, na Casa, mas, como a reunião da Comissão de Administração Pública, da qual é presidente, acontece praticamente no mesmo horário das sessões ordinárias, muitas vezes a presença não é contabilizada.

As faltas em excesso, além de prejudicarem o andamento de questões e negociações da política do Estado, também atrapalham a realização de reuniões das comissões da Casa, que analisam os projetos de lei propostos pelos deputados. Os parlamentares Anselmo José Domingos (PTC), Deiró Marra (PR) e Luiz Humberto Carneiro (PSDB) também aparecem entre os mais faltosos, tendo, cada um, se ausentado de 50% das reuniões de maio.


Com O Tempo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks